Takkyu Volley: um esporte para todos!

Destaque Geral

Por: Bia Santana

Você pode me falar um esporte que possibilite pessoas sem deficiência, deficientes visuais, intelectuais, surdos e cadeirantes jogarem juntos?

Fui conhecer o Takkyu Volley e me encantou essa possibilidade igualitária para todos.

Em uma mesa de tênis, o popular ping-pong, com o detalhe da rede ser mais alta, pois a bolinha passa por baixo da rede e não por cima. A bolinha com guizzo fica mais pesada e emite sons para todos prestarem atenção, caso não queiram utilizar somente a visão.

Cada time tem 6 jogadores, portanto estávamos em 12 ao redor da mesa, todos sentados. Como regra, ninguém pode se levantar, possibilitando igualdade de condições para cadeirantes.

Pessoas sem deficiência alguma, não precisam ficar constrangidas, porque a galera joga pesado!

Cada um sentado em uma posição fixa, segura uma espécie de taco de madeira na mão, ganha o set o time que fizer 15 pontos.

Essas regras básicas, aprendi em 2 horas de treino com eles, mas tem muito mais detalhes como o silencio,  número de toques, bloqueadores etc.

O Juiz grita ‘prepara’, quem vai sacar bate com o taco na mesa para todos identificarem quem vai sacar.

O juiz apita autorizando o saque. O jogo se inicia de um lado para o outro, entre toques, tudo muito rápido e concentração absoluta.

Anastacio com saque muito potente, Elaine parecia que era um polvo, rebatia todas as bolas, Gaby mais concentrada com pequenos toques pontuava e Leda sem deficiência, mesmo com todos sentidos, aguardando sua oportunidade de pontuar.
Assistam esse reel da bolinha passando por mim dessa maneira a outra equipe pontuando.

Um jogo para todos! Achei sensacional!
Agradeço a equipe que me proporcionou essa  experiência. Ano que vem eles irão representar o país na Argentina e estão com uma vaquinha online para quem puder auxiliar no sonho desses jogadores.

Para quem quiser conhecer mais sobre o jogo, tem treinos às terças e sextas-feiras, no Lucy Montoro, Jardim Humaitá em São Paulo.

Com o minimo de boa vontade, criatividade e adaptações tudo se torna possível!

Até uma próxima pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *