Severino!! Gritava o ator de um programa famoso daquela grande rede de tv! Adentrava o maravilhoso Paulo Silvino para dar sequencia a cena. Era o “faz tudo”, o “pau pra toda obra”, “o cara que resolve”. Pois é, dentro dessa analogia, também tínhamos um Severino aqui em Osasco, seu nome é Marcos Luis Venâncio.
O Teatro Municipal é um templo sagrado da arte na cidade de Osasco. Muitas vezes esquecido, mal utilizado ou destinado para varias ações que não remetem a sua importância. Enfim, não vale a pena discutir esses aspectos.
Queria falar hoje sobre um personagem secundário, que pouca gente viu, mas que nunca vai existir alguém habitando aquele espaço com tanta honra e amor como ele.
Seu nome é Marcos Luis Venâncio, um cara tranquilo, de fala mansa, pensativo e prestativo. A cada evento estava ele ali no salão, analisando cada aspecto, cada situação, cada possível problema e solução. Orientava ali suas convicções, explanava, questionava e muitas vezes era rejeitado, mal compreendido e outras até desprezado. Suas opiniões nem sempre cabiam a alguns “entendidos” contratantes, secretários, políticos, produtores e artistas. Mas nunca deixava de estar presente para realizar seu trabalho.
Lembro como se fosse hoje o dia que precisei de uma mesa extra, para dar suporte ao camarim que montava para Almir Sater. Quem estava lá e resolveu?! Nesse mesmo show precisávamos de um tecido preto para cobrir parte de um patricável da banda. Quem resolveu? O próprio produtor do cantor me confidenciou que ficou admirado com o apoio que Venâncio nos deu. E pensa ele que só foi uma vez?
Funcionário público exemplar, digno de todos os méritos e de todos os elogios e que muitas vezes tentaram esconder em cargos distantes, o afastando de seu templo. Mas não teve jeito, seu lugar era ali no Teatro Municipal de Osasco.
Pois é, estou escrevendo essas linhas para homenagear um grande cara, que por seus méritos, seu compromisso e sua integridade se aposentou esses dias, para descansar um pouquinho, dessa vez dormir em casa, curtir seu espetáculo e cuidar de seu palco familiar.
Gratidão à você Venâncio! Obrigado, em nome de todos aqueles que puderam conhecer o seu trabalho e sua dedicação.
Eu sou um privilegiado de te chamar de amigo!!
Até a próxima pessoal!!