llO Campeonato Paulista de Vôlei Feminino é pré-temporada de luxo para a Superliga. As seis equipes usam o estadual como apronto, torneio que caminha para repetir a final anterior com Osasco e Sesi Bauru, atuais campeão e vice. Das seis, o São Caetano caiu da elite nacional e o estreante São Carlos está indo para a Superliga C.
Profissional à parte, o Paulista também manda as temporadas das bases – e são três categorias com equipes locais em quadra. Dos times grandes no estadual, apenas Osasco não trabalha com formação e fica de fora.
O Barueri do técnico José Roberto Guimarães disputa as três categorias de base e em rivalidade direta com o Bradesco Osasco, clube do Jardim Cipava. Antes de reunir a seleção feminina para o Sul-americano, por exemplo, no mês passado ele acompanhou a estreia de uma dessas equipes no Sportville.
Paulista Sub 17
São doze equipes no torneio que teve início em 30 de julho e que conta catorze rodadas pagas. O Epson Barueri estreou dia 3 contra o Centro Olímpico, jogo disputado no Engenho Novo e venceu por 3 a 0; o Bradesco Osasco estreia nesse sabadão contra o Regatas de Campinas, às 15h no Jardim Cipava.
As demais equipes do estadual são Água Santa de Diadema, Corinthians, São José, Pinheiros, São Caetano, São Bernardo, Clube Paineiras e Sesi Bauru.
Paulista Sub 19
O estadual teve largada em 10 de agosto e conta dez equipes. Nessa divisão que já tem um vôlei mais porrada, o Bradesco Osasco estreou em 21 de agosto com 3 a 0 no Água Santa; na semana seguinte, Barueri entrava em quadra para 3 a 0 no Regatas.
Dia 2 passado, hora de dérbi regional no Sportville de Barueri e com as meninas da casa marcando território sobre as do Jardim Cipava, 3 a 1. Completam o estadual São José, Pinheiros, Taubaté, Bauru, Araraquara e São Caetano.
Nesse sábado, as meninas de Barueri jogam fora, às 17h contra Araraquara; o Bradesco tem jogo somente na próxima semana, dia 16 contra São José.
Paulista Sub 21
Esta é a divisão de acesso ao adulto profissional e conta com jogadoras que já estão na vitrine do vôlei. O estadual teve início em 17 de agosto, jogão no Sportville com Barueri vencendo São José no tie-break, 3 a 2. Mas na segunda rodada foi até Bauru e levou pacotada do Sesi, 3 a 1.
E na terceira partida em Santos, outra derrota, 3 a 2 para o Realizar. As meninas de Barueri estão pê da vida e focadas na retomada – contam com bom intervalo de jogo, voltam somente em 2 de outubro contra Pinheiros no Sportville.
Enquanto isso, o vizinho Bradesco Osasco iniciava o Paulista levando toco do Realizar Santos, 3 a 1, mas depois se reabilitaria em cima de São José pelo mesmo placar. Na próxima terça, a equipe do Cipava pega o forte Sesi Bauru.