Um brinquedo no lixo, uma empresária em Dublin e um projeto abraçando crianças no Brasil

Capa Correio 2

Fotos: WELINTON TAVARES

Cruzando o Atlântico, hoje ela está a mais de 9.300km do Brasil. Quando criança no sul de Minas Gerais, Bruna Branquinho sonhava com o mundo da moda, da passarela e até chegou a ter pontas em comerciais de tevê.
Com os sonhos de menina guardados no passado, ao se formar ela decidiu deixar o Brasil pela carreira profissional. O tempo correu e aquela loirinha de olhar inquieto, agora é uma bela e jovem empresária posando como empreendedora de sucesso, vida muito bem estabelecida em Dublin na Irlanda.
Enfim, objetivo conquistado e pronto. Não, não tanto assim porque Bruna Branquinho lança-se num projeto ousado e que, num divã clássico, seria algo como retorno à infância.

Imigrantes Raiz
Ela conta das dificuldades da família em terras mineiras e de como se sentia quando queria um brinquedo e os pais não podiam bancar.
Não apenas isso, muitas privações na vida infantil acabariam incentivando o olhar da menina ao compartilhamento – assim que começou a trabalhar, ajudava uma ou outra criança que necessitasse.
Por isso que a Bruna de agora, empresária em Dublin, está de volta aos presentes que não pôde ter. Tudo começou quando, do nada, ela fica sabendo de uma ação notável em Itabuna, Bahia: um coletor de lixo que é tipo Papai Noel de janeiro a janeiro, entrega brinquedos para criançada pobrezinha – brinquedos que ele encontra no lixo.
Isso bateu forte e despertou o sonho infantil dessa moça que logo entrou em contato com Anderson, o motorista do caminhão de lixo.
Por fim, a história dele a impactou e o resultado está aí: Bruna Branquinho cria o Imigrantes Raiz que multiplica aquela ação singela do lixeiro para avançar pelo Brasil.
O conceito é simples mas poderoso: ela contata brasileiros por toda Europa e forma uma liga de padrinhos e madrinhas; quando recebe pedido de uma criança, um desses voluntários apadrinha e o presente é entregue no Brasil.
Ela explica: “Imigrante Raiz, para mim, significa que não esquecemos das nossas raízes e ajudamos nosso povo”. Em Dublin, ela mantém contato diário com brasileiros locais e vai mapeando as áreas de entregas seja por voluntários ou via grandes sites de compras.
Mas tem criança cuja família vive em pobreza extrema, então o sonho nem é brinquedo mas comida para a casa. Pedido feito, logística em ação e cestas básicas chegam às mesas.
Isso tem sido rotineiro e o Projeto Raiz evolui para dar conta através de mais e mais padrinhos e madrinhas brasileiros na Europa.

Osasco e Região
Bruna Branquinho tem um quê com Osasco, história que ela contará outra hora – como mineirinha da gema, ela sabe ir pelas bordas.
Mas no caso do Imigrantes Raiz a empresária está empolgada com a velocidade do projeto e antecipa: Osasco e cidades da região já estão na grade.
“Sim, logo estaremos apadrinhando essas crianças. Estamos cuidando disso e o Imigrantes Raiz chegará forte para realizar muitos sonhos infantis. Sempre fui apaixonada por crianças e ver a alegria delas ao receber presente, isso me preenche.”
Empresária e também influenciadora digital, ela disponibiliza o Imigrantes Raiz para contato no endereço instagram.com/projeto.imigrantes.raiz e concluiu: “Lutei muito para conquistar meus objetivos aqui na Europa, então eu posso me dedicar a esse projeto de levar sonhos e esperança às crianças brasileiras e para muitas mesas de famílias carentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *