A Câmara Municipal de Osasco aprovou como feriado o dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. O projeto aprovado pelo legislativo seguiu para sanção ou veto do prefeito Rogério Lins. Mas há um impasse a ser verificado. Pela legislação federal, cada município brasileiro pode instituir em seu território até quatro (4) feriados e Osasco já os tem. São eles: 19 de fevereiro, Dia da Emancipação de Osasco, Sexta-feira Santa (data móvel), Corpus Christi (data móvel) e 13 de junho (Padroeiro da cidade). A capital paulista a título de exemplificação, tem como feriados municipais 25 de janeiro (aniversário), Sexta-feira Santa, Corpus Christi e 20 de novembro, dia da Consciência Negra.
Como feriados nacionais temos 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. O único feriado estadual em nosso estado é 9 de julho.
Há pouco tempo tínhamos em Osasco o dia 19 de fevereiro não como feriado e sim como ponto facultativo no serviço público municipal, porém foi transformado por lei em feriado. Para instituir o dia da Consciência Negra será necessária a reformulação dos atuais feriados municipais da cidade.
Conclusão, será feriado no dia 20 de novembro sim ou não?
O certo seria que este feriado fosse nacional, pois o dia da consciencia negra pouco tem a ver com algum municipio em especifico, e assim poderiamos manter os 4 feriados municipais ja existentes em Osasco. Mas baseado nas opinioes do presidente sobre quilombolas e cotistas, creio que isso nao ira acontecer.
Veta, Rogério!
Esse feriado não tem sentido.
O povo brasileiro precisa acordar para a natureza intrinsecamente racista do Dia da Consciência Negra, e reagir! Não se trata de “esnobar” a data, mas de expor sua real motivação: sob o disfarce do “combate ao racismo”, tentam segregar os negros, despertando ódios e ressentimentos.
Brancos e negros não são inimigos só porque são brancos e negros. A cor da pele não pode nos dividir. Somos um só povo.
Boa noite a todos e uma vergonha isso esta sendo discutido se e feriado se nao é em Osasco ! Pois deveria ser em respeito que tds devemos ter aos nosso ate passado!