Depois de um hiato de onze anos, acontece em Osasco, no próximo domingo, a 5ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, a ParadaOz, que terá como madrinha a jogadora de vôlei Tiffany Abreu, e contará com a participação de artistas locais e de várias celebridades. Confirmaram presença a vereadora do PSOL Erika Hilton, a apresentadora do TV Fama Lisa Gomes, o astro do programa De Férias com o Ex Leo Lacerda e a drag Salete Campari, que participa da parada de Osasco desde a primeira edição. Sob o tema “Por uma Osasco de Todas as Famílias”, a apresentação será feita por Drag Tiffany, Fabiana Muniz e Higor Andrade, um dos organizadores do evento. “Realizar uma parada LGBTQIA+ em Osasco é extremamente importante, dado que se trata de cidade bastante conservadora, onde Bolsonaro obteve 63% dos votos”, afirma Higor, covereador pela mandata Ativoz, do PSOL – única cadeira de oposição na Câmara dos Vereadores do município. Do poder público, os organizadores tiveram apoio da Secretaria Executiva de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade.
A concentração terá início ao meio-dia, no Largo de Osasco, onde haverá apresentações de artistas locais como o Slam Oz, a Bateria Indignada do Coletivo Juntos! e discotecagem do DJ Renan (drag Patty). De lá, o público seguirá cerca de um quilômetro, pela rua da Estação, até a avenida Marechal Rondon – em um trajeto pensado para não incomodar moradores, hospitais e nenhum tipo de comércio. No circuito, quatro trios elétricos, comandados pelos DJs Heitor Willian e Erick Taylor, levarão os convidados e as atrações musicais: além das performances das drags Dafny Delanos e Claudia Banhara, o público se divertirá ao som de artistas locais como Andarilho Cha, Bruna Funari e a Locomotiva, Carol Seixas & Nenê, Grandeze, Ivy, Limá, Naísa Zaiiah e Deh Leão.
Abrindo a parada, o bloco “Mães da Resistência” contará com a presença de Elizangela Salles, mãe do jogador Douglas Souza, da seleção brasileira de vôlei; seguido pelo trio oficial com as atrações, djs e apresentadores. O terceiro trio é o da Paula Tech, representando toda a Zona Oeste, e o último é o do Sindicato dos Químicos, fechando a concentração. Logo após a caminhada, vai acontecer um aulão de Fit Dance.
Higor Andrade ressalta que a ParadaOz não será apenas uma festa. Pelo fato de o Brasil ser um dos países do mundo em que mais se mata pessoas LGBT+, um evento dessa natureza representa também um movimento de resistência e luta por direitos civis, além de cobrar do Estado compromissos com a população LGBT+, desde o direito ao trabalho e à renda, passando pelo acesso à saúde pela população trans, até à obrigatoriedade de uma educação para a diversidade. “Queremos dar um basta à exclusão e ao descaso com a população LGBT+, agenda recorrente do atual governo, desde a esfera municipal até a federal. Além das famílias de pai e mãe, precisamos incluir as outras composições familiares, sempre lembrando que toda pessoa LGBT+ tem família”, finaliza o organizador.
Evento: ParadaOz | 5ª Parada LGBTQIA+ Osasco
“Por uma Osasco de todas as famílias”
Dia: 31 de julho de 2022
Local: Largo de Osasco, ao lado da Estação CPTM
Horário: a partir do meio-dia