Waldyr Ribeiro Filho, nasceu em 1957, na cidade de São Paulo, passou a vida se movimentando por várias cidades do interior por conta do trabalho de seu pai na Rede Ferroviária Sorocabana como engenheiro, com meses de idade foi para Sorocaba, passou por Mairinque, Itapetininga e aos 11 anos chegou à cidade de Osasco.
Em todas essas cidades morou à beira de trilhos de trem como conta Waldyr. “Em todas as cidades que mencionei morei sempre perto dos trilhos do trem, meu pai precisava morar nessa localidade por conta do seu trabalho de engenheiro na Sorocabana, sempre precisava estar à postos para qualquer urgência, inclusive quando viemos para Osasco, moramos perto da estação de Presidente Altino em um sobrado na rua Laerte Rizzardi, 31”.
Em Osasco ele estudou na Escola estadual Ceneart, localizada na Praça Vinte e Um de Dezembro, no centro de Osasco, passou todos os seus anos de escola nesta instituição e ao se formar no colégio em 1979, entrou em 1980 no Instituto de Engenharia Paulista, para fazer Engenharia Civil, queria seguir a mesma carreira que seu pai, assim brincou “filho de peixe, peixinho é, sempre gostei do trabalho do meu pai e resolvi trilhar o mesmo caminho”. Em 1984 se formou Engenheiro e partiu trilhar seu caminho no meio da Engenheira de Construção Civil, responsável por diversas construções importantes na cidade de Osasco, como o Hospital e Maternidade Dr. Cury e o Hospital Sino Brasileiro (atual São Luiz Osasco).
Entrou no mundo do serviço público em 1987 como engenheiro na Prefeitura de São Paulo. Exerceu os cargos de supervisor e coordenador de Obras na Subprefeitura da Capela do Socorro. Foi importante na construção do corredor de ônibus do bairro Rio Bonito, na zona Sul da Capital. Em 2005 começou a sua caminhada pelos vários cargos na Prefeitura de Osasco, o primeiro deles a convite do então Secretário de Serviços e Obras, Jorge Lapas, sobre isso Ribeiro nos conta “sempre fui muito amigo do Jorge Lapas e ele confiou em mim na época para assumir a Diretoria de Obras, fiquei nesse cargo de 2005 a 2007”.
Depois da Diretoria de obras, assumiu a Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco em 2007 e ficou nessa função até 2012, convidado pelo então prefeito Emídio de Souza (PT), durante esse período ele acumulou a Secretaria de Transportes e da Mobilidade Urbana recém-criada pelo prefeito do PT, então em 2011 e 2012 era secretário municipal de Serviços e Obras e de Transportes e de Mobilidade Urbana. Sobre o período Waldyr nos conta “foi muito difícil para mim, mas dei conta das duas pastas, consegui conciliar, porque as pastas tem projetos similares, muitos projetos de Serviços e Obras, influenciavam nas de Transportes e Mobilidade Urbana, então sofri um pouco no começo, mas no decorrer dei conta do serviço, criei muitos projetos bons nessa época, reformei a rodoviária, revitalizei a pavimentação da Avenida Yara, da Vila Yara, um período muito bom.”
Em 2013, seu amigo Jorge Lapas que o chamou para ser seu Diretor de Obras em 2005 durante seu secretariado, foi eleito prefeito de Osasco e com isso mais um chamado, mas agora para pasta da secretaria de Governo, sendo o braço direito de Lapas durante seu governo de 2013 a 2016. Quando seu parceiro Jorge Lapas perdeu as eleições para o então novato Rogério Lins, que hoje tem uma aprovação esmagadora da população osasquense, saiu da sua caminhada em cargos públicos na Prefeitura de Osasco durante um ano e meio.
Em 2017 volta a exercer seu exercício de formação, Engenharia Civil agora para Prefeitura de São Paulo, quando em junho de 2019 o então prefeito Rogério Lins, chamou Waldyr Ribeiro Filho para voltar à Secretaria de Serviços e Obras, que aceitou prontamente, cargo que está até os dias de hoje.

Projetos que mais gostou de participar
Waldyr Ribeiro menciona que os projetos das construções dos CEUs aqui em Osasco foi um dos que mais gostou de participar, “na época de 2008 até 2011 foi o período que mais saiu CEUs aqui em Osasco, todos foram projetados por mim e eu acredito que mesmo indiretamente sou um pouco responsável pela modernidade e melhoramento do ensino aqui em Osasco, tiramos muita gente das filas para o ensino público com essas construções”.
Outro projeto que gostou muito de participar, foi o da revitalização da pavimentação da Avenida Yara, uma das principais Avenidas de Osasco, “gostei muito de melhorar essa via importante de Osasco, melhorei a mobilidade naquele local, melhorei o trânsito arrumando buracos, mudando alguns semáforos de localidade, projeto que ajudou muito a mobilidade urbana naquela região”.

Projetos atuais que ainda estão sendo edificados
Dos projetos atuais, a da nova alça que vai ligar a Castello Branco a Osasco na Avenida Maria Campos é uma das mais importantes, projeto esse que está sendo feito em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, algumas mudanças serão feitas em Osasco, mudança do primeiro semáforo da Maria Campos, mudança de mão da rua Cipriano Tavares e essas mudanças serão entregues no final de 2023 ou começo de 2024. Quanto a essa entrega, Waldyr está muito feliz, “mais uma obra que será entregue para melhoramento da mobilidade aqui na cidade de Osasco, a porcentagem de trânsito irá diminuir bastante tanto na Rodovia Castello Branco como na cidade de Osasco, estou muito feliz com essa obra, acredito que vai ser de grande valia para nossa cidade”.
Na parte da educação o projeto das Escolas do Futuro também está em andamento, em processo de licitação para começarem as construções, um projeto que alegra muito ao secretário de Serviços e Obras e que realmente vai revolucionar a educação na cidade de Osasco e serão três, D´Ávila, 1º de Maio e Terezinha, no Jardim Rochdale. Dentre as três, a mais adiantada e que já sairá a licitação é a da Escola do Futuro do D´Ávila, muito provavelmente. Quanto a isso o secretário Waldyr diz, “As Escolas do Futuro são como os CEUs, vão ter partes de interação cívico-escolar, haverá um espaço destinado a esta área no térreo, vai ter piscina, quadra para jogos coletivos, sala de informática, laboratórios e no primeiro e segundo andares são para parte de escolaridade, que também serão oferecidos cursos para a população dentro das salas de aulas. Para o uso da piscina e quadra haverão profissionais dando aulas. Terá estacionamento com 420 vagas e junto ao estacionamento ficará a parte administrativa da escola no subsolo”.
Pela parte de infraestrutura os projetos de canalização e limpeza dos Córrego Rico e do Quitaúna, ajudarão e muito a parte das enchentes nessas áreas que são muito afetadas pelas fortes chuvas, essas obras estão alargando as canalizações, além de estarem passando por higienização e limpeza. Esta obra é uma grande conquista para Waldyr Ribeiro, que diz, “estas obras nestas áreas mais afetadas pela chuva, ajuda e muito a mobilidade e a infraestrutura da cidade, mostramos que modernizando construções antigas podemos arrumar muito a questão das enchentes que há muito tempo afeta Osasco nas épocas de grandes chuvas” e ainda brinca “não gosto de dizer que vamos acabar com as enchentes, porque nunca se sabe quando cairá uma chuva maior do que afetava essas áreas, então prefiro dizer que vou ajudar a reduzir as enchentes”.
Estas obras, como muitas outras que aconteceram e acontecerão nessa longa vida pública em Osasco, Waldyr se sente feliz e realizado com o que já conquistou e o que ainda quer conquistar, sobre a avaliação de seu trabalho disse, “são 16 anos e meio dedicados a essa cidade que eu adoro, cidade essa aonde nasceram meus dois filhos, então eu ver que ajudei Osasco a evoluir me alegra muito, me sinto completamente realizado com tudo que já mudei por aqui e por tudo que eu quero e vou mudar e aproveito para agradecer a confiança dos prefeitos Emidio, Lapas e Rogério no meu trabalho”.