Ao refletir acerca dos 58 anos que Osasco completará no próximo dia 19 de fevereiro, minha conclusão é que se trata de uma cidade vibrante. Aqui as coisas acontecem de forma dinâmica, em velocidade que é preciso acompanhar de perto para não perder detalhes importantes. É uma cidade que não para.
Mas a vivacidade de Osasco não se restringe a sua metamorfose urbana, com mudanças em sua estrutura física e edifícios erguidos todos os dias – sua história também é rica e reveladora da energia e protagonismo do seu povo.
Não foi sem motivo que as terras do imigrante e empreendedor italiano, Antônio Agú, se desenvolveram e atraíram pessoas vindas de toda parte, do Brasil e do mundo. Também não foi a toa que essa mesma gente se uniu e se engajou na luta dos autonomistas, mesmo diante da resistência de muitos que pensavam o contrário.
E o futuro deles e, hoje, nosso presente, prova, com letras garrafais, que nossos bravos autonomistas estavam cobertos de razão. Osasco nos dá muito orgulho! A Vila Osasco, antes esquecida e desprovida de investimentos da prefeitura da capital, hoje é a 6ª economia do Brasil e a 2ª de São Paulo. É o município que mais aumentou sua participação no PIB brasileiro desde 2002.
E ainda há muito pra fazer e avançar. O crescimento trouxe desenvolvimento e riquezas, mas também problemas e desafios, que devem ser enfrentados com determinação e sempre com o foco no ser humano, afinal, uma cidade que abraça e acolhe seus cidadãos é como a mãe que cuida e zela por seus filhos.
É preciso melhorar a infraestrutura, continuar as obras de combate a enchentes e áreas de risco, e investir em saneamento básico. Modernizar o atual sistema de transporte público, ampliar o sistema viário, melhorar a gestão do trânsito, diversificar os modos de transporte e priorizar as pessoas no uso da cidade.
É imperativo garantir uma cidade democrática na ocupação do seu território. Precisamos ser mais amigáveis com o meio ambiente, com estímulo à coleta seletiva, ampliação da cobertura arbórea e investimentos na educação ambiental. Estimular a capacitação e autonomia para geração de emprego e renda para as pessoas.
Tornar a cidade cada vez mais atrativa para novos negócios e a administração pública mais eficiente. E aplicar os recursos públicos sempre com muita responsabilidade na educação, saúde, segurança, cultura, etc. E sempre com o foco na qualidade de vida das pessoas.
Como ex-prefeito, gestor público e filho dessa terra, meu coração se enche de orgulho por fazer parte dessa história. Parabéns, Osasco, pelo seu aniversário!