Apenas 10 cidades adotaram a “xepa da vacina”, fila de espera para receber as doses remanescentes da campanha de vacinação contra a Covid que são aplicadas em outros públicos, além daqueles que já são prioritários. Entre elas, Osasco. Estão aptos a participar da “xepa” as pessoas com mais de 18 anos e que possuem comorbidades ou deficiência física.
São poucos os municípios que adotaram essa estratégia porque, geralmente, não há sobra de doses .Há menos sobras quando a aplicação é feita com a vacina de Oxford/AstraZeneca, porque esta pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta. No caso do imunizante da Pfizer, a validade é de apenas seis horas após a abertura do frasco. E no da CoronaVac, de até oito horas.
Somado a isso, há ainda o fato de que algumas cidades trabalham com agendamento prévio para vacinação, podendo assim controlar o número de doses aplicadas diariamente.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são orientadas a não abrir novos frascos ao fim do dia, justamente para evitar esse excedente. Quando isso não é possível, a alternativa é aplicar as doses que sobraram nas pessoas que seriam as próximas da fila. A orientação é clara: não desprezar nenhuma dose.
Osasco
Quem pode receber a dose?
Estão aptos a receber a vacina aqueles que estejam mais próximos do grupo prioritário, considerando sempre do maior para o menor grau de prioridade e faixa etária.
Como funciona a inscrição?
É feito um cadastro através de busca espontânea pelos profissionais da saúde, considerando o público mais próximo do prioritário e da idade que está sendo atendida no dia. Há também as buscas feitas pelos agentes comunitários de saúde do público com outras prioridades ainda não atendidas.
Para outras informações: http://www.osasco.sp.gov.br/
Gostaria de saber se o posto de Osasco SP está disponível para vacina (xepa) ?