Com a turca Ceren na função de oposta e Tifanny deslocada para a ponta, o Osasco São Cristóvão Saúde derrotou Barueri por 3 sets a 1, parciais de 25/19, 25/20, 23/25 e 25/22, em 2h04 na noite desta terça-feira (8), no ginásio José Correa, casa do adversário. A mudança tática pelo técnico Luizomar funcionou e deve ser mantida para as próximas rodadas. Sua equipe volta à quadra na sexta-feira (11), contra o Pinheiros, no José Liberatti.
Ceren foi eleita a melhor em quadra pelo público que acompanhou a partida pelo SporTV 2. Com o troféu VivaVôlei nas mãos, a oposta fez questão de dividir os méritos pela vitória. “Estou muito orgulhosa do nosso time, que soube manter a concentração e o volume de jogo diante de um adversário que defendeu muito. Foi minha primeira partida desde o início e agradeço todo o apoio das minhas companheiras”, disse a turca.
O apoio das companheiras de time veio também na divisão dos pontos. A oposta turca marcou 12, mas as maiores pontuadoras de Osasco foram Fabiana e Tifanny, ambas com 14 acertos. A norte-americana Rachael Adams e a ponteira Michelle também se destacaram ofensivamente, com 13 e 10, respectivamente, Méritos para a boa distribuição da levantadora Kenya, que substituiu Fabiola, recuperando-se de lesão nas costas.
O jogo – Osasco imprimiu seu volume de jogo e contou com o alto índice de erros de Barueri (13 no total) para fechar o primeiro set em 25/19. Ceren, que iniciou pela primeira vez a partida entre as titulares, teve boa atuação. A oposta turca foi a maior pontuadora da parcial, com cinco acertos.
O segundo set começou equilibrado, com as donas da casa à frente do placar. Na metade de parcial, contudo, Osasco já liderava e foi assim até o final. Fabiana anotou seus primeiros três pontos para ser decisiva. Bloqueou no 16/12, conseguiu um ace no 20/14 e fechou a conta em 25/20, com uma bola de china.
Luizomar pediu tempo quando Barueri abriu dois pontos no terceiro set (7/9). Com Fabíola e Joycinha na inversão, Osasco encostou (9/10), virou e abriu dois pontos com Rachael Adams (14/12). A parcial seguiu equilibrada. Michelle atacou da entrada de rede no 20/19. Na sequência, as donas da casa reagiram e chegaram ao set point no 24/21. Apesar da luta das osasquense, Barueri fechou em 25/23.
Tifanny marcou no 11/7 para manter Osasco com quatro pontos de vantagem no início do quarto set. A nova ponteira marcou novamente no 15/8, desta vez no bloqueio. Carla, que entrou na inversão, mostrou porque é a melhor sacadora da Superliga e marcou seu 24º ace na Superliga 2021/22 para fazer 20/14. Tifanny desceu o braço no match point (24/20). Fabiana, em mais uma china, fechou a conta: 25/22.