A cidade de Barueri segue o mesmo caminho de diversas cidades do Estado de São Paulo e com o aumento no número de casos de covid-19, a Secretaria de Saúde de Barueri indicou e o prefeito Rubens Furlan através de decreto tornou obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção em crianças a partir dos quatro anos de idade em instituições de ensino.
Barueri também decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, o que inclui ônibus, metrôs e trens. A medida está valendo desde o dia 26 de novembro e segue análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Para o governo, é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus.
As unidades de saúde da cidade – hospitais, pronto-socorros e UBSs – seguem exigindo o uso de máscara.
Nas últimas semanas o Estado de São Paulo tem apresentado aumento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por COVID-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias mostram crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações.
Embora existam sinais de que a curva de internações esteja chegando a um patamar na RMSP, observa-se a interiorização, com crescimento de novas internações e ocupação de leitos de UTI nas regiões do interior e litoral paulista. Soma-se a isso um número crescente de profissionais de saúde se afastando do trabalho por apresentarem COVID-19.
Circulam atualmente diversas subvariantes da variante Ômicron, ainda com predominância da subvariante BA.5 e crescimento progressivo da casos relacionados à subvariante BQ1. As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades/imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, o que permite prever aumento de óbitos nas próximas semanas.

