Osasco ganha novo Ecoponto na Vila Pestana

Cidades Destaque

Unidade é a sétima em operação na cidade. Localizado atrás do 1º Distrito Policial e ao lado do campo de futebol, Ecoponto ajudará a combater o descarte irregular e melhorar a qualidade de vida na região.

A Prefeitura do Município de Osasco (PMO), por meio da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), deu início, nesta segunda-feira (19), ao funcionamento do Ecoponto da Vila Pestana, zona sul da cidade. Localizado na Rua José Antônio Augusto, 55, a unidade é a mais recente da rede que o município vem construindo ao longo dos últimos anos. Os bairros do Jaguaribe, Novo Osasco, Helena Maria, Mutinga, Baronesa e Veloso já contam com Ecopontos. Além da Vila Pestana, a Cidade das Flores também deve ganhar a sua unidade em breve, de acordo com a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), departamento da SSO responsável pelo setor.  Segundo a DIGRES, o Ecoponto é uma das principais estratégias para melhorar o gerenciamento de resíduos no município, colocando à disposição do cidadão um local adequado e controlado para o descarte correto de entulho de pequenas obras e reformas, restos de podas e jardinagem, móveis e colchões velhos, madeiras, materiais recicláveis e eletroeletrônicos das linhas branca, marrom, azul e verde. O Ecoponto não recebe lixo! A DIGRES também destaca que os Ecopontos não recebem pneus, lâmpadas, pilhas e baterias automotivas, que são materiais passíveis de logística reversa, com legislação específica. Ainda de acordo com a Diretoria de Resíduos, todos os materiais descartados nos Ecopontos recebem destinação adequada, como os recicláveis, que são encaminhados às cooperativas de catadores conveniadas com a prefeitura. Para Oscar Buturi, arquiteto e Diretor Geral de Gestão de Resíduos, os Ecopontos também fortalecem as políticas de economia circular. “Temos aperfeiçoado nossos processos a fim de que o maior volume possível de resíduos seja encaminhado à reciclagem. A medida gera empregos, novos negócios, protege o meio ambiente e fortalece a economia circular”, pontuou Buturi. A Secretaria de Serviços e Obras informou que o novo Ecoponto também deve atender os moradores do Jd. das Flores, Jd. Roberto, Vila Yolanda e parte do Km 18.

Serviço:

Ecoponto Vila Pestana

Rua José Antônio Augusto, 55

Recebe: resíduos da construção civil (pequenos volumes de entulho), móveis e colchões velhos, madeiras, podas de árvores e jardinagem, materiais recicláveis e eletroeletrônicos das linhas branca, marrom, azul e verde.

Horário de funcionamento: seg. a sáb., das 6h – 22h (sem atendimento das 12h-13h e das 18h-19h).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *