Engenheiro Civil Roberto José Falcão Bauer*
Trata-se de um processo real e verdadeiro, que visa o registro e a garantia da conformidade, bem como, de eventuais fatos não conformes e respectivas ações corretivas dos concretos produzidos e aplicados nas obras de concreto armado, protendido ou pré-fabricado, com base nas especificações técnicas do projeto estrutural ou de outros documentos técnicos.
O controle tecnológico do concreto compreende os serviços a seguir:
Tomada de conhecimento
lProjeto: Verificação e análise das especificações técnicas de projeto, com relação às propriedades e características do concreto fresco e endurecido e, respectivas idades de controle, visando atender aos parâmetros de desempenho, uso, manutenção e durabilidade.
Análise conjunta com o construtor dos elementos estruturais a serem concretados com relação a: dimensão máxima característica do agregado graúdo em função da densidade de armadura, bem como, das dimensões das fôrmas, transporte, lançamento, adensamento e cura do concreto, e características peculiares impostas pelos projetos arquitetônico e estrutural.
lDurabilidade: Conhecimento das condições de exposição e ação de agentes externos e classe de agressividade ambiental (micro e macro ambiente); verificação do grau de agressividade do lençol freático e do solo, pressão hidrostática; existência de eventuais ambientes que possam conter produtos químicos agressivos, seja ao concreto como as armaduras; no caso de indústrias obter informações do processo operacional quanto aos produtos, temperatura, concentração, tempo de contato e estado físico do agente.
lMateriais: Materiais disponíveis na região da obra e suas características; definição dos materiais componentes do concreto com base nos requisitos de projeto, bem como, armazenagem, planos de amostragem, periodicidade e ensaios de acordo com a norma NBR 12654.
lEquipamentos: Equipamentos disponíveis para mistura, transporte, lançamento e adensamento do concreto.
l Cura: Processos de cura a serem empregados, e período mínimo especificado.
l Mão de obra: Mão de obra disponível, devidamente qualificada e treinada.
Fornecimento
Verificação de dosagens que atendam às condições anteriores
Acompanhamento da obra
Análise da metodologia de execução (plano de concretagem) em conjunto com o engenheiro responsável pelo projeto estrutural, do arquiteto e do construtor.
Verificação periódica dos materiais empregados; do estado de manutenção e operação dos equipamentos de mistura, transporte, lançamento e adensamento, bem como, dos métodos de cura quanto à sua eficiência.
Cuidados requeridos pelo processo construtivo e pela retirada do escoramento, levando em consideração as peculiaridades dos materiais (em particular do cimento) e as condições de temperatura ambiente.
Caso necessário, deverão ser elaborados projetos complementares de escoramento, fôrmas e de desforma.
Realização dos ensaios
Ensaios do concreto fresco e endurecido, conforme plano de amostragem previamente definido, de acordo com a NBR 12655 e especificações de projeto.
Interpretação dos resultados obtidos nos ensaios; eventual correção ou modificação das recomendações iniciais, em face a constatação de variações das características dos materiais empregados, dos equipamentos e por eventual necessidade da correção da avaliação inicial feita sobre o comportamento da obra.
Fornecimento de consulta aos interessados no que diz respeito a métodos construtivos.
Fornecimento de instruções e acompanhamento dos serviços de reparo do concreto, na eventualidade de se verificar falhas nos elementos estruturais concretados.
Fornecimento de relatório técnico sobre os serviços realizados, resultados obtidos e eventuais recomendações.
* Especialista em patologia e controle tecnológico de materiais, estruturas e habitabilidades – Ex- Sócio do Grupo Falcão Bauer