A número 1

Capa Colunistas Sem Mordaça

Pela primeira vez em Osasco uma mulher, Elânia Silva (PSD), foi a mais votada entre todos os 402 candidatos e eleita vereadora com 6.391 votos. Detalhe é que na eleição de 2020 seu marido Ribamar Silva (PSD) também foi o mais votado, mas recebendo menos votos que Elânia, ou seja 5.998.

Marcha a ré
A bancada feminina na Câmara de Osasco para os próximos 4 anos, retrocedeu em número de parlamentares. Em 2020 foram eleitas 5 vereadoras e no domingo, 6 de outubro, apenas 3, Stephane Rossi (PL), Lúcia da Saúde (PODE) e Elsa Oliveira (PODE).

Em família

A presidente Nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, comemora a eleição de seu marido Gabriel Marques de Oliveira Melo, que na campanha utilizou o nome de Gabriel Abreu (Podemos), vereador da cidade de São Paulo. Gabriel teve 58.550 votos.

Na torcida
O ex-presidente da Câmara de Osasco Ribamar Silva é o primeiro suplente de deputado federal do PSD e no domingo, 6, torcia pela eleição de dois candidatos a prefeito de seu partido, os deputados federais Saulo Pedroso, candidato em Atibaia e Ricardo Silva em Ribeirão Preto. Os dois eram favoritos a se elegerem. Porém em Atibaia uma surpresa, Saulo acabou derrotado por Daniel Martini e, em Ribeirão Preto, com 128.466 votos recebidos nas urnas, Ricardo Silva vai disputar o segundo turno com Marco Aurélio (NOVO), que ficou em segundo com 66.136 votos. Ricardo sendo eleito em 27 de outubro e tem tudo para isso, Ribamar assume na Câmara Federal.

Já vimos esse filme
Nas eleições de 2004 o ex-vereador Marcos Arruda foi um dos mais votados com 5.356 votos, mas seu partido na época (PHS) não conseguiu votos suficientes para que o mesmo fosse eleito. E agora em 2024, o atual vereador Michel Figueredo (PSDB) candidato à reeleição, foi o oitavo mais votado em Osasco com 5.050 votos, mas não foi eleito porque a Federação PSDB/Cidadania não conseguiu votos suficientes para que, pelo menos um vereador fosse eleito.

Ontem deputado
Hoje vereador. O ex-deputado federal Alexandre Frota com 2.893 votos foi eleito, no último domingo, vereador em Cotia pelo PDT. Frota batalhou pela eleição de Welington Formiga a prefeito de Cotia e deu certo.

Separados
Não dá samba. O ex-vereador Tinha Di Ferreira concorreu a vereador de Osasco pelo Podemos. Recebeu 2022 votos. Já seu fiel escudeiro de outrora, Daniel Oliveira (PRTB), foi o mais votado de sua agremiação partidária com 1.010 votos. Caso estivessem juntos numa só candidatura, o resultado poderia ser outro, inclusive com a possibilidade de sucesso.

Na boca do gol
Estes são os primeiros suplentes de cada partido dos vereadores eleitos em Osasco, como segue: Rodolfo Cara (PODE) 3.210 votos; Gabriel Yoshi (PL) 1.952 votos; Thiago Da Locadora (PRD) 2.994 votos; Zé Carlos Santa Maria (UNIÃO) 3.144 votos; Ivanildo Eventos (PSD) 3.583 votos; Andrezinho (REPUBLICANOS) 2.879 votos; Diego Rainho (PDT) 3.394 votos; Cesar Alemão (PT/PC do B/PV) 2.779 votos; Guiga (Avante) 2.691 votos; Pastora Cristiane Celegato (AGIR) 2.846 votos.

Famosos
Que decepcionaram como candidatos a vereador na capital paulista não sendo eleitos e recebendo uma votação pífia. Zilu Camargo (União), ex-mulher de Zezé di Camargo com 4.579 votos, Tandara do Vôlei (PL), a nossa campeã olímpica, 1.896 votos e Marquito (Republicanos), do Programa do Ratinho com 4.801 votos.

Pódio de novo

O deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) marca seu nome na história de Osasco sendo eleito prefeito de Osasco no primeiro turno com 285.998 votos, o que corresponde a 75,28% dos votos válidos. Uma goleada em cima dos demais concorrentes. Gerson já estava na história como o deputado estadual que mais votos recebeu em Osasco na eleição de 2022, 110.081 e sendo eleito com um total com 143.704 votos.

Mais nova

Eleita vereadora de Osasco no último domingo para o período de 2025 a 2028, Stephane Rossi é a mais nova entre todos os 21 que foram eleitos para ocupar as cadeiras da Câmara Municipal de Osasco. Ela tem apenas 22 anos.

Mais mandatos

O vereador Josias da Juco (PSD) foi eleito para mais um mandato. Será a sua 5ª legislatura que terá início em 2025, tornando-se o vereador de Osasco com mais mandatos entre os que irão compor a nova legislatura que se inicia em 01 de janeiro próximo. O campeão até hoje, com oito mandatos, foi o professor Mario Luiz Guide.

Fazendo história

Em Barueri o vereador Toninho Furlan (Solidariedade) foi reeleito para o seu sétimo mandato no legislativo barueriense. Toninho está inserido na história de Barueri como vereador, assim como seu irmão Rubens Furlan, o é como prefeito, já que atualmente cumpre o sexto mandato a frente do executivo municipal.

Bombou
O prefeito eleito de Cajamar nas eleições municipais do último domingo, KAUAN Berto Sousa Santos (PSD) entre todos os prefeitos eleitos dos municípios que participam do CIOESTE – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, foi o que teve a maior porcentagem de votos válidos, recebeu 40.685 votos, correspondente a 92,85%.

Opostos
Entre os 12 municípios do CIOESTE, Santana de Parnaíba foi o que mais elegeu vereadoras, num total de 4. Já a cidade de Cotia, entre os 17 vereadores eleitos não há nenhuma mulher.

Segundo tempo
Eleitores de sete das 39 cidades da Região Metropolitana da Grande São Paulo vão decidir quem será o prefeito de sua cidade a partir de janeiro próximo, na eleição de segundo turno programado para o domingo, 27 de outubro. Além da cidade de São Paulo, teremos segundo turno em Barueri, Diadema, Guarulhos, Mauá, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. No interior serão nove cidades com disputa de segundo turno, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Jundiaí, Piracicaba, Franca, Taubaté, Limeira e Sumaré e ainda, duas no litoral, Santos e Guarujá.

Cadeiras
De acordo com a somatório de votos recebidos por todos os candidatos de cada partido, as 21 cadeiras do legislativo de Osasco foram assim distribuídas: PODE, PL, PRD e UNIÃO com 3 cadeiras cada. PSD e REPUBLICANOS com 2 cadeiras cada e PDT, PT, PC do B, AVANTE e AGIR cada um com uma cadeira.

Reeleita
Elinalva Ortegas Estanislau, a Ely Teruel (MDB), esposa do deputado federal Fábio Teruel que é o presidente do MDB Osasco, foi reeleita vereadora da cidade de São Paulo. Ely recebeu os votos de 35.622 paulistanos.

Coincidência
Em 1º de janeiro de 2021, como vereador mais votado, Ribamar Silva presidiu a sessão da Câmara Municipal de Osasco e deu posse ao prefeito Rogério Lins e aos demais vereadores. Agora em 1º de janeiro de 2025 quem irá presidir a sessão na Câmara e dar posse ao prefeito eleito Gerson Pessoa, bem como aos demais vereadores, será Elânia Silva, esposa de Ribamar Silva e a parlamentar mais votada entre os 21 eleitos.

Não é cascata
Na primeira sessão ordinária da Câmara de Barueri, na terça-feira, 8, dois dias após a eleição municipal do último domingo, o vereador Kaskata (Solidariedade), reeleito para o seu quarto mandato consecutivo, anunciou que, em janeiro próximo ao tomar posse, vai concorrer à Presidência da Casa e é sério.

Composição

Faltando apenas a definição do prefeito de Barueri entre Beto Piteri (Republicanos) e Gil Arantes (União Brasil), entre os outros 11 municípios que participam do CIOESTE, o PSD vai governar 4 cidades, o PODE 3, Republicanos 2, PDT 1 e MDB 1.

Peregrinação

Como tem feito nos últimos anos, o atual deputado estadual Gerson Pessoa e agora prefeito eleito de Osasco, iniciou na última terça-feira mais uma caminhada da fé, ou seja, caminhada de 170 km até Aparecida, onde deve chegar no sábado, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida. E além da fé essa é uma caminhada de agradecimento por mais uma vitória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *