A pandemia causa depressão e ansiedade?

Colunistas Erica Rodrigues

Nunca se falou tanto em saúde mental como está sendo dito durante toda essa pandemia, mas o grande x da questão é que o excesso de informação e muitas vezes a forma extremante simples que é levado nas mídias, com pouco tempo para que psicólogos e psiquiatras expliquem o que está acontecendo, isso quando se convidam psicólogos e psiquiatras para falarem, faz com que as pessoas se confundam ainda mais, ou tenham informações incorretas.

Vamos lá que vou tentar esclarecer alguns pontos importantes sobre o desencadeamento dos transtornos mentais, conforme a ciência, conforme o manual de diagnósticos de transtornos mentais (DSM V), ou seja, não é sobre minha opinião enquanto profissional e sim sobre as evidências que a ciência já nos apresentou.

A ciência já deixou bem claro que todos os transtornos mentais têm causa multifatorial, o que isso significa?

Que para desenvolver depressão, ansiedade, entre outros transtornos, envolvem questões genéticas, biológicas, ambientais, sociais, culturais e psicológicas, ou seja, é como a receita de um pão, apenas com um ingrediente o pão não fica pronto. Sendo assim, a resposta é não! A pandemia sozinha não é a causa do desenvolvimento da depressão ou ansiedade, mas sim, um desencadeador, mais um ingrediente para a receita desse pão.

As pessoas que hoje têm desenvolvido depressão, por exemplo, a pandemia é o que chamamos de desencadeador, essa pessoa já emitia sinais, já tinha alguns sintomas, talvez já existia alguma questão psíquica que por diversos motivos não estava sendo olhado ou cuidado e então veio a pandemia e pronto! Desencadeou ao ponto da pessoa não conseguir mais controlar os sintomas, que antes ela conseguia controlar ou entendia que passaria sozinho, sem tratamento.

Então, vou dizer para você que está lendo essa matéria o que digo à todos os meus pacientes, fiquem atentos aos sinais que seu corpo e sua mente estão emitindo e cuide-se! Não espere piorar.

Se antes você era uma pessoa super disposta e agora não quer mais sair da cama, não pense que é uma simples preguiça, pode até ser, mas pelo sim ou pelo não, passa em um profissional especialista (psicólogo ou psiquiatra) e deixa que eles avaliem.

Se antes sair na rua era tranquilo e agora quando sai tem calafrios, coração acelerado, a mesma coisa.

Saúde mental importa e não cuidar dela é correr o risco de chegar ao ponto onde todos os campos da sua vida sofram consequências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *