A Presidente da 56ª Subseção Osasco da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Maria José Soares Bonetti é Advogada formada pela UNIFIEO, inscrita na OAB/SP desde 1984, com escritório na Rua Avelino Lopes, 163, em Osasco. Ela é mestre em Direito do Estado pela PUC/SP, com licença para lecionar Direito Financeiro, Tributário, Administrativo e Constitucional. Lecionei Direito Financeiro e Tributário na UNIFIEO e FITO. É casada com o também advogado Luiz Lippo, tem 3 filhos (Diego, Ana Carolina e Marcus) e uma neta (Sarah).
Sua área de atuação é o Direito Tributário, mas seu escritório atua em todas as áreas. Na advocacia, mais de 30 anos. No magistério, 25 anos. Hoje ela é responsável por quase 4.500 advogados inscritos na Subseção de Osasco.
Para Maria José, a OAB é uma das instituições civis mais importantes do Brasil! O papel da OAB é essencial para a defesa do Estado Democrático de Direito e dos Direitos e Garantias Individuais. A Constituição Federal, em seu artigo 133, determina que o Advogado é essencial para a administração da Justiça. Tendo em vista todas essas importantes atribuições ela decidiu ser presidente da Ordem. “Penso que é dever do advogado colaborar com o atingimento das finalidades e objetivos da instituição. Sempre procurei colaborar com a OAB. Fui examinadora do Exame de Ordem por mais de 15 anos. Fui Coordenadora da Escola Superior de Advocacia por 3 anos. Fui membro da Comissão de Direito Tributário na gestão do Dr. Pascoal. Em 2018 fui convidada para compor uma chapa e concorrer ao cargo de Presidente. Vislumbrei então a possibilidade de contribuir de forma ainda mais efetiva com a nossa instituição.”
E agora prestes a participar de uma nova eleição, ela faz um balanço de seu mandato. “Sem dúvida, o balanço é muito positivo. Realizamos muitos projetos importantes para a nossa Casa e para a Sociedade. Uma das realizações mais importantes é a nossa obra de Ampliação e Reforma. Infelizmente, com a pandemia, a obra atrasou, e será entregue somente em meados de 2022. Teremos uma Casa muito maior, e totalmente reformada, com espaços para coworking, sala de aula para cursos e palestras, e um espaço mais bonito e elegante para o atendimento da advocacia”, comentou a presidente.
A pandemia obrigou a OAB Osasco a cancelar muitos projetos e adiar planos. “Tivemos que rever nossas prioridades, e redescobrir uma forma de atuação possível, dentro das limitações impostas. Tivemos que impor restrições, mas os serviços essenciais, como por exemplo a certificação digital, nunca pararam. Nossa prioridade foi atender as necessidades mais essenciais. Assim, fizemos campanhas de arrecadação de alimentos, e conseguimos doar centenas de cestas básicas para os colegas que enfrentaram mais dificuldades. Mais difícil foi o distanciamento imposto pela pandemia, que nos obrigou a parar com os nossos projetos e trabalhos presenciais! Com as escolas fechadas, não pudemos dar sequência ao projeto OAB VAI À ESCOLA; fomos obrigados a suspender nossas palestras e cursos presenciais; não pudemos mais realizar encontros sociais; não pudemos realizar o Baile dos(as) Advogados(as); os Simpósios, Congressos, Oficinas, workshops, OAB Constela etc., tudo precisou ser adaptado ao formato virtual, que nos privou do contato pessoal e do network que acontecia sempre ao final dos eventos presenciais!
O que a senhora elenca como principal feito do seu mandato?
Não há como destacar um feito principal. Quando assumimos o mandato, a imagem da OAB Osasco estava muito prejudicada, não apenas na cidade. Desenvolvemos um intenso e perseverante trabalho de recuperação dessa imagem perante os diversos órgãos da administração pública. Os Poderes Executivo e Legislativo municipais nos apoiaram. Fomos muito bem recepcionados. O Poder Judiciário sempre manteve estreito relacionamento conosco. A imprensa falada, escrita e televisiva, merecem todo o nosso agradecimento. As entidades de classe e as instituições civis, igualmente, ACEO, CRC, SEBRAE, etc., sempre foram muito leais à nossa gestão. Às polícias estadual e municipal, só temos a agradecer. O apoio incondicional que tivemos da Seccional de São Paulo, foi decisivo. Só tenho a agradecer ao Presidente Caio e toda a sua diretoria, e também ao Presidente Davanzo e toda a diretoria da CAASP. A efetivação da obra de reforma e ampliação da Casa é nosso maior intento material. Mas outras realizações, igualmente, foram importantes, como a instalação da sala da OAB na Delegacia da Mulher; os trabalhos em torno do meio-ambiente, da escola, da saúde, da mulher, dos animais, enfim, são inumeráveis os feitos. Mas é preciso dizer que o mérito de tudo isso deve ser atribuído a todos nós, diretoria e comissões, que trabalhamos incessantemente, dedicadamente, sem esmorecer. Nossos colaboradores nos deram todo o apoio, confiança e serenidade, para que pudéssemos atingir os objetivos da Casa. Nossas Comissões nos surpreenderam, pelo arrojo, lealdade, combatividade e união. Nenhuma delas fraquejou, o que nos deixa muito envaidecidos.
Hoje podemos afirmar que a senhora vai se candidatar novamente?
Sim, sou pré-candidata a reeleição, juntamente com minha Diretoria. Pleiteamos a reeleição para darmos continuidade aos projetos que foram paralisados com a pandemia.
O que esperar de um novo mandato, já tem as plataformas que vai defender nas próximas eleições?
Penso que o nosso trabalho deve continuar. Como se diz, “Em time que está ganhando, não se mexe”. Nossa expectativa é que a pandemia acabe e que possamos por efetivamente em prática os projetos que ficaram inacabados. Mas, inequivocamente, haveremos de continuar buscando a proteção dos direitos sociais e dos direitos profissionais da nossa valorosa classe.
Qual o sonho da senhora?
Já tenho sonhos realizados. Minha família, meus filhos, meu marido e minha netinha, são os meus maiores sonhos. Mas ainda sonho com a efetiva igualdade entre as pessoas; com a dissipação do ódio, da inveja e do “nós contra eles”. A presidência da OAB me mostrou que a união é imbatível e que os interesses pessoais jamais poderão se sobrepor aos interesses da Instituição. Esse, portanto, é um sonho que também tenho: que a Diretoria da OAB seja ocupada por todos quantos tiverem a honra e, sobretudo, a dignidade, de exerce-la.
O que significa Osasco na sua vida?
Osasco é a minha Cidade do coração! Não nasci aqui, mas vivo aqui desde os 2 anos de idade. Estudei no Bittencourt, Ceneart, Campesina. Fiz faculdade em Osasco, na UNIFIEO, aqui constitui minha família e aqui realizei o sonho de instalar meu escritório de advocacia, com outros três sócios que a todo instante, nesses últimos 18 anos, só me deram alegria, confiança, segurança e, sobretudo, amizade. Osasco, portanto, me deu tudo: lar, educação, família, filhos, neta, trabalho e incontáveis amizades.
Parabéns Dra.Maria José, a Senhora juntamente com sua equipe, hão de dar continuidade aos importantes trabalhos iniciados para nossa querida Osasco !!! Todos aqui torcendo….rumo à vitória !!!