Com as mudanças no cenário da pandemia em todo o país e na cidade de Osasco, no estado de São Paulo, medidas mais restritivas foram adotadas e muitos estabelecimentos precisaram fechar. No entanto, por prestar serviço essencial, a unidade local da AACD segue funcionando e prestando atendimento aos pacientes das regiões da grande São Paulo, como Barueri, Juquitiba, Carapicuíba, Osasco, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Embu-Guaçu, Santana de Parnaíba, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Itapevi, Vargem Grande Paulista e Jandira.
A fim de manter a rotina e os tratamentos, o centro de reabilitação e a oficina ortopédica estão funcionando normalmente. De acordo com Adriana Batista, gerente administrativa da unidade, todos os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) estão sendo rigorosamente seguidos. Diariamente é realizada uma triagem prévia da condição de saúde do paciente e acompanhante, aferição da temperatura de todos que adentram as instalações da unidade e dispensers de álcool gel estão presentes em todas as áreas de circulação.
Além disso, são utilizados produtos para a higienização das superfícies e dos materiais antes e após a realização dos atendimentos. Para garantir a segurança de todos, os pacientes são orientandos para que venham com apenas um acompanhante. Há um reforço, via SMS prévio antes de cada atendimento, para que o paciente não compareça caso ele ou alguém que tenha tido contato nos últimos dias apresente algum sintoma da Covid-19. Nesse caso, deve entrar em contato para informar o motivo do não comparecimento.
O horário de funcionamento do centro de reabilitação da AACD de Osasco é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e da oficina ortopédica de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Alguns contatos médicos e terapêuticos estão sendo realizados via teleatendimento, conforme a necessidade e disponibilidade (tecnológica) dos pacientes, que recebem todas as orientações para que haja um bom aproveitamento dessa ferramenta.
Doe para esta unidade:
A doação de recursos à AACD de Osasco, que realiza mais de 50 mil atendimentos em média por ano, é de extrema importância para a continuidade dos atendimentos prestados aos pacientes das cidades da região da Grande São Paulo, principalmente devido à pandemia da Covid-19. As pessoas podem contribuir doando diretamente para a conta da Instituição. Já as empresas locais podem doar produtos diversos ou firmar parcerias. Para mais informações, basta entrar em contato com a AACD ou acessar https://aacd.org.br/unidades/osasco-sp.