A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje (18), encontro para celebrar o dia nacional da luta antimanicomial.
O evento, realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contou com a presença de um pequeno grupo de pacientes e profissionais de saúde e atendeu a todas as recomendações quanto ao distanciamento físico, uso de máscara e álcool em gel. Apesar das restrições, a mensagem do encontro teve o intuito de reforçar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Além da reflexão que lembra-nos do texto constitucional que aponta o fato de que todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se (…) a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Esta reunião também teve músicas, dinâmicas e orientações quanto aos cuidados com a saúde mental em tempos de pandemia.