Acne da mulher adulta atinge cerca de 16 milhões de brasileiras

Colunistas Dra Simone neri

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Quando falamos e acne e espinhas automaticamente pensamos uma adolescente, mas o problema também afeta os mais velhos, principalmente as mulheres. Trata-se da mulher adulta, que atinge cerca de 16 milhões de brasileiras.

A acne da mulher adulta costuma aparecer na zona U, que é composta pelo queixo, mandíbula e pescoço e tende a ser vermelha e causar dor. Isso ocorre devido à fatores hormonais, estresse, medicamentos como corticoides, vitaminas do complexo B, exposição exagerada ao sol, contato com óleos, graxas ou produtos gordurosos também estão relacionados ao surgimento da acne.

Para resolver o problema existem opções de tratamentos locais e via oral, ou a combinação de ambas, que podem ser escolhido pelo dermatologista de acordo com a gravidade e a localização da inflamação, e em função de características individuais. Outros procedimentos como peelings químicos, terapias de luz e laser podem ser coadjuvantes no tratamento.

Em nenhuma hipótese se deve manipular (“cutucar, espremer”) as lesões, pois isso pode levar à infecção, inflamação e cicatrizes. A prevenção começa com higiene adequada para cada tipo de pele e lembre-se que a limpeza excessiva também é prejudicial à pele porque pode causar irritação e piorar as lesões.  Também é preciso evitar os cosméticos, eles aumentam a oleosidade e se faz necessário um check-up para saber se a paciente possui ovários policísticos e como estão os seus níveis hormonais.

A Acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com a alimentação. Porém sabemos que as dietas com alto índices glicêmicos podem colaborar com o surgimento das espinhas. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada pois, as lesões até podem melhorar no início da exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta a piora do quadro.

Mantenha a higiene da pele em dia. Lave o rosto com um sabonete apropriado para sua pele, se possível, use sabonetes com ácido salicílico. Peles sensíveis podem se beneficiar com sabonetes à base de calêndula e camomila. Pessoas com pele oleosa podem optar por um tônico e não esqueça que o hidratante e o filtro solar devem ser usados por todas, mas sempre optando por aquele mais adequando ao seu tipo de pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *