
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) vem afirmando há algum tempo, inclusive no último dia 22, ser pré-candidato à reeleição ao governo do Estado de São Paulo e mais, que irá trabalhar por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Disse também, na oportunidade, que qualquer outra informação diferente destas, não passa de especulação.
Aterramento de fios elétricos
Visando acabar com a poluição visual e os riscos da fiação aérea, a Argentina com projetos em Buenos Aires, a exemplo de Londres e Nova York, trabalha no aterramento dos cabos elétricos. No Brasil, Curitiba tem avançado em projetos para adotar a fiação subterrânea.
Três mosqueteiros
PSD terá candidato a presidente na eleições gerais deste ano, afirmou categoricamente Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que deixou o União e filiou-se ao PSD do presidente nacional Gilberto Kassab. Caiado junta-se aos governadores Ratinho Júnior (PR) e Eduardo Leite (RS) como presidenciáveis do partido e mais, segundo consta, quem for o escolhido para concorrer a presidente, terá o apoio dos demais na campanha, no formato, um por todos e todos por um.

Barbárie
De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil bateu recorde de mulheres vítimas de feminicídio em 2025. Foram 1470 casos registrados e ainda faltam dados de dezembro do Estado de São Paulo.
Desigualdade crescente
Segundo relatório da Oxfam divulgados em janeiro, os 12 mais ricos do mundo concentram mais riqueza que os 4 bilhões de pessoas mais pobres, ou seja, metade da população mundial. A fortuna dos super-ricos cresceu em um ano, duas vezes o valor do PIB brasileiro. A concentração extrema de riqueza aprofunda desigualdades sociais.
Desincompatibilização
É quase certo que pelo menos três secretários da prefeitura de Osasco, que pretendem concorrer a deputado nas eleições de outubro próximo, em atendimento à legislação eleitoral, deverão deixar o cargo até 4 de abril. Essas são as mudanças previstas no secretariado do governo Gerson Pessoa, a não ser, que haja alguma surpresa neste início de ano e o prefeito promova alguma alteração no quadro atual do secretariado.
Cidade referência
Maringá no norte do Paraná é uma cidade onde não há lixo nas ruas, que possui urbanismo planejado, coleta seletiva exemplar e cuidados com o meio ambiente, inclusive com arborização em todas as avenidas. Além da prefeitura, a cidade paranaense conta com a colaboração dos moradores, escolas, entidades e associações de bairros, que são multiplicadores de boas práticas, além é claro, de campanhas educativas.
Desaparecidos
Em 2025 foi registrado um número recorde de pessoas desaparecidas em nosso país. Foram cerca de 84.760 pessoas, numa média diária de 232 desaparecimentos e deste total, 23919 envolveram crianças e adolescentes.
Mapa dos tributos
Segundo levantamento do Instituto Brasileiros de Planejamento e Tributos , com base em informações da Receita Federal, 100 municípios concentram 77% de toda a arrecadação, embora abriguem pouco mais de um terço da população brasileira. São esses os 10 que mais arrecadaram em 2024. Em primeiro São Paulo, seguido pela ordem de arrecadação, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, OSASCO, Curitiba, BARUERI, Porto Alegre, Itajaí e Campinas.
Remédio forte
Por ampla maioria, a Assembleia Nacional da França aprovou a proibição de redes sociais para menores de 15 anos, bem como celulares nas escolas. Pelo texto aprovado, que deve seguir para apreciação do Senado francês, a partir de 1º de setembro de 2026, jovens com menos de 15 anos não poderão criar contas ou sequer utilizar redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, Snapchat e YouTube. Essa medida já foi adotada pela Austrália.
Está na história de Osasco
O vereador Josias da Juco (PSD) apresentou a proposta que foi aprovada pelos demais vereadores e no próximo dia 16 de março, em solenidade a ser realizada na Câmara Municipal de Osasco, Carlos Fernando Zuppo Franco, primo-irmão do ex-prefeito de Osasco, Francisco Rossi, receberá o título de Cidadão Osasquense. Zuppo é advogado, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ocupou com brilhantismo vários cargos na prefeitura de Osasco, bem como nas prefeituras de Itapevi e Itu, no governo do Estado de São Paulo e na Junta Comercial do Estado e até já concorreu á prefeitura de Osasco.
Maratona
Na abertura da primeira sessão ordinária do ano legislativo 2026 da Câmara Municipal de Osasco, realizada na terça-feira, 3, o prefeito Gerson Pessoa fez um balanço de seu primeiro ano de governo, esclarecendo que administrar Osasco não se pode comparar como uma prova de 100 metros, mas sim com uma maratona, pois os compromissos assumidos serão cumpridos ao longo dos 4 anos.

Diálogo
No seu discurso o prefeito falou do quanto é importante ter diálogo com os governos, deixar a disputa política de lado e olhar para a cidade e também, contar com os deputados estaduais e federais, pois somente em 2025 Osasco recebeu mais de R$ 200 milhões provenientes de emendas dos parlamentares.
Feitos
“Em 2025 entre outras realizações, organizamos a casa, realizamos 38 grandes obras e nos fortalecemos para 2026 com muitos projetos em andamento. Muita coisa boa vai acontecer neste ano, a começar desta sexta-feira, 6, com a assinatura do contrato de gestão do Hospital da Criança e da Mulher, que tem inauguração prevista para 4 de abril próximo. E mais, a gratuidade aos domingos e feriados no transporte municipal de Osasco será cumprido dentro do nosso mandato”, concluiu o prefeito, agradecendo a importância do apoio que recebe do legislativo municipal para fazer de Osasco uma das melhores cidades do Brasil.
Acidentes em calçadas
A calçada em frente ao imóvel é pública, porém a responsabilidade por acidentes resultados de buracos, pisos escorregadios, desníveis e falta de manutenção, pode recair sobre o proprietário ou morador. Acidentes em calçadas por algum dos motivos citados, já motiva ações judiciais e indenizações.
Reajuste
Nesta semana a Câmara Municipal de Barueri aprovou projeto de lei de autoria do prefeito Beto Piteri, concedendo reajuste de 10% aos servidores municipais a partir de 1º de maio de 2026. O projeto seguiu para sanção do prefeito.

