“Alice no País das Diferenças” encanta Osasco

Capa Colunistas Helena Custódio

“Alice no País das Diferenças” encanta Osasco com espetáculo inclusivo e emocionante

Por – Helena Custódio
Colunista | Palestrante | Influencer da Inclusão

Neste último final de semana, teve um espetáculo no  Teatro Gloria Giglio, em Osasco, brilhou o espetáculo “Alice no País das Diferenças – Um Mundo de Maravilhas”, uma releitura sensível, vibrante e profundamente inclusiva do clássico de Lewis Carroll.

Mas essa não foi uma encenação qualquer. Foi uma experiência transformadora, feita por gente de verdade, com histórias reais bordadas em cada cena. Com direção do talentoso Juan Ricarte, o espetáculo emocionou o público ao trazer para o palco artistas com e sem deficiência, mostrando que o teatro pode — e deve — ser espaço de diversidade, acolhimento e empatia.

A Alice dessa história não caiu num buraco comum. Ela mergulhou num universo onde o diferente é celebrado, e onde cada personagem carrega uma força única que inspira. Com muito humor, sensibilidade e uma estética de encher os olhos — com figurinos coloridos, cenografia lúdica e trilha sonora envolvente —, a peça abordou temas essenciais como acessibilidade, auto aceitação, superproteção e o direito de cada um ser quem é.

Teve cena que faz rir, cena que faz chorar… mas, acima de tudo, cena que fez pensar. O elenco, formado por crianças com deficiência e outros jovens talentos, nos lembrou que todos têm um papel importante na sociedade e que a arte é uma poderosa ponte entre as diferenças.

A realização foi da RITO (Reabilitação, Intervenção Terapêutica e Oficinas), com gestão do IGATS (Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde), e teve um detalhe especial: o ingresso foi apenas 1kg de alimento não perecível — ou seja, além de cultura, teve solidariedade.

Todos saíram do  teatro com o coração aquecido e a alma leve. Ver crianças que muitas vezes enfrentam barreiras tão grandes sendo protagonistas de uma história tão linda foi um presente. Foi um lembrete de que, sim, o verdadeiro País das Maravilhas é o nosso mundo — quando escolhemos ver com o coração e respeitar as diferenças.

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso. Que mais iniciativas assim floresçam pelos palcos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *