Por – Simone Carvalho
Na noite da última quarta-feira, 30 de novembro, a Secretária Amanda França, 38 anos, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares pela excelência na gestão da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial indicada pelo Coordenador do SOS Racismo da Assembleia Legislativa de São Paulo, Sr. Roberto Santos.
O XVIII Prêmio Zumbi dos Palmares foi realizado no Auditório Franco Montoro da Alesp. Este ano com número de homenageados reduzidos de 30 para 15 personalidades que representam organizações de sociedade civil, organismos de políticas públicas e trajetórias pessoais que transformaram e transformam vidas no Estado de São Paulo. “É uma alegria receber este prêmio no 1° ano da Seppir Osasco. Agradeço o reconhecimento e divido-o com a nossa equipe que tem trabalhado muito para a promoção de Políticas para a Igualdade Racial. Criamos o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo onde estamos caminhando ao lado das corporações da Segurança Pública para combater o racismo e fortalecer os protocolos de abordagem policial; fizemos duas edições do Projeto Viela Vive – onde revitalizamos 2 vielas da Zona Norte de Osasco; Fizemos 2 projetos de empreendedorismo afro para capacitação e organização das empreendedoras e empreendedores negros de Osasco em parceria com a Rede Mulheres que Decidem e agora em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda; fizemos no Mês da Consciência Negra atividades nas UBSs com ações de prevenção em saúde da população negra e palestras em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Grupo Mulheres do Brasil; na Casa de Angola fizemos monitorias com alunos de 5° ano de 2 escolas municipais apresentando o nosso acervo da Casa de Angola e fazendo contação de histórias e oficinas de Abayomi; começamos um trabalho com homens autores de agressão pelo Centro de Referência de Direitos Humanos que é um equipamento da Seppir ; participamos da I Feira Multicultural de Osasco onde apoiamos o Lançamento do Livro do Professor Ricardo Dias que conta a história da ‘Memória da População de Cultura Negra de Osasco’ leitura mais que necessária e fechamos com chave de ouro o mês do Novembro Negro onde Pactuamos o SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial com o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos do Governo Federal para trazer recursos para a nossa cidade na Promoção da Igualdade Racial e com o Prefeito Rogério Lins sancionando o Projeto de Lei do Vereador Emerson Osasco: Dia 20 de Novembro – Dia Municipal da Consciência Negra”.
De acordo com a secretária, o Prefeito Rogério Lins compreendeu a importância de se trabalhar para combater o racismo e promover as faixas da sociedade que são mais vulneráveis criando a Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco. “Da mesma forma, agradeço o apoio do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gerson Pessoa, que ciente da importância de trazer empresas para Osasco e de promover as periferias, caminha ao nosso lado. Ainda mais agora quando estivemos numa visita de cortesia a cônsul geral de Angola, Stela Garcia, para nos apresentar e nos reaproximarmos para fazer a retomada do Pacto de Viana, cidade de Angola que é cidade irmã de Osasco.”