Após temporal, Prefeitura intensifica trabalho de limpeza em Itapevi

Capa Cidades

Após as fortes chuvas que atingiram Itapevi, no final da tarde da segunda-feira (18), a Prefeitura intensificou a limpeza das ruas afetadas. Os bairros que mais sofreram foram o Centro, Jardim Rainha, Vila Santo Antônio, Parque Suburbano, Vitápolis, Cardoso e Jardim Hokkaido.

Segundo a Defesa Civil de Itapevi, choveu num período de 1 hora e cinquenta minutos, cerca de 95mm, número muito acima do normal para um período tão curto de tempo, o que prejudicou o escoamento rápido e natural das águas.

Assim que a água escoou, por volta das 20h, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos iniciaram a limpeza, com a lavagem das ruas e retirada do barro, até as 2h da madrugada.

Os serviços foram retomados às 7h desta terça-feira e ainda continuam. A operação conta com 70 homens, sete caminhões pipas, cinco caminhões basculantes e um caminhão compactador.

Agentes da Defesa Civil, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e um grupamento da Guarda Civil Municipal de Itapevi – treinado especialmente para essas ações – atenderam as ocorrências e continuam de prontidão, já que também há previsão de chuvas para hoje.

Nesta terça-feira (19), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social também estão fazendo o atendimento às famílias que tiveram suas casas alagadas.

O serviço social tem papel de orientação e, conforme o caso e a situação de vulnerabilidade da família, defere concessão de benefícios eventuais por conta de perdas na enchente, tais como cesta básica de alimentos, colchões e produtos de limpeza.

 

Combate às Enchentes

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Itapevi irá concluir as obras de canalização do Córrego Paim, entre a Cohab e o Parque Suburbano, para reduzir congestionamentos na região e eliminar os frequentes alagamentos e enchentes provocados pelas chuvas

O córrego está sendo canalizado parcialmente entre a Praça da Rotatória Fioravante Belli, na Cohab, e a Rua Domingos da Silva. São 569 metros de canalização, sendo 349 metros em canal aberto e 220 metros em canal fechado.

Nos últimos três anos, a Prefeitura entregou para a população os piscinões Vitápolis, Suburbano e Sapiantã, além da canalização do rio Barueri-Mirim, onde foram investidos mais de R$ 100 milhões.

Estas obras têm permitido o escoamento rápido das águas após o término das chuvas. Antigamente, quando Itapevi não possuía os piscinões, o alagamento, em alguns pontos, demorava dias para escoar.

Itapevi integra o grupo de 175 municípios mais vulneráveis do Estado no período de chuvas, por isso, a Prefeitura tem investido forte em obras de prevenção.

Participação da comunidade

O engajamento da população é fundamental para que Itapevi não seja afetada pelas enchentes durante o período de chuvas. Jogar lixo nas ruas e descartar entulho em campos abertos, córregos e rios dificulta o trabalho do poder público.

A Prefeitura disponibiliza o EcoPonto para facilitar a vida dos cidadãos. O equipamento fica na Rua Licínio Avelino da Costa, 151, no Jardim Rosemary, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Quem não puder levar o descarte no local pode ligar 4205-4345 e solicitar o serviço de Cata-Bagulho. Nele, a Prefeitura vai até a casa do morador e coleta objetos como sofás, colchões, camas, pneus, geladeiras, armários e fogões.

1 thought on “Após temporal, Prefeitura intensifica trabalho de limpeza em Itapevi

  1. Muito estranho pois itapevi vem de uma série de alagamentos
    Nada melhora quero saber si alguém ganha com isso
    Poi tbem nosso trânsito tá uma calamidade
    Acho que essas desgraças intereça a alguém
    Pois não é possivel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.