Aprenda a fazer um delicioso Baião de Dois com o Rango do Alê

Correio Gastronômico Destaque

Não tem jeito. Entra ano e sai ano e ele é invencível. Eu não passo uma semana sem fazer Baião de Dois. É o prato que mais vendo, que é mais solicitado e que é sucesso. E ele vai ser o primeiro dessa série de 15 programas que gravamos na segunda temporada do Rango do Alê e que você querido leitor do Correio Paulista vai poder assistir.

Nessa temporada preparo os pratos no Tacho.

Muita gente me pergunta o que vai no meu Baião de Dois, pois algumas pessoas acham que por se tratar de um prato de origem Nordestina pensam que vem com miúdos, carnes diferentes e temperos que não tão apreciados fora de lá. Mero engano, querido leitor, mero engano. Existe sim uma variedade de preparo de região para região. Vou detalhar ingrediente por ingrediente e acredito que vocês vão gostar de conhecer algumas curiosidades.

Minha receita é básica, sem frescura e direta. Talvez por isso faça tanto sucesso. Arroz Parboilizado, Feijão de Corda, Linguiça Calabresa, Carne de Porco, Queijo Coalho e Manteiga de Garrafa. Para decorar utilizo Cheiro Verde, Pimenta Dedo de Moça e Tomatinho Cereja.

O Arroz Parboilizado é essencial para fazer no Tacho, pois como ele não tem tampa, se você fizer com o Arroz Agulhinha não vai dar certo.


O Feijão eu utilizo o de Corda, ele tem o sabor marcante, não precisa ficar de molho e o cozimento é rápido. Alguns locais utilizam o Feijão Fradinho, mas não é o ideal. Algumas regiões também fazem com Feijão Carioca ou com o Feijão Verde. Eu continuo com a ideia de que o melhor é o de Corda.
A Linguiça na realidade não tem que ser necessariamente a Calabresa. Pode ser também a Portuguesa, o Paio e até a Linguiça Fresca que vai mudar um pouco o sabor, mas fica bem gostoso. No programa eu conto a diferença dessas linguiças, e é bem legal saber distingui-las.


A Carne de Porco é outro ingrediente variável. O Bacon é o mais utilizado, mas pode usar outras partes como Pernil ou Lombo picadinhos. Eu já fiz até com Tender e ficou divino. O ingrediente que é o símbolo desse delicioso prato é o Queijo Coalho. Eu sempre utilizo o que vende nas Casas do Norte em peça que além de mais barato é muito mais saboroso. Mas se não tiver pode utilizar o de espetinho mesmo.
E o sabor do prato é ditado pelo ingrediente símbolo do Norte/Nordeste brasileiro. A Manteiga de Garrafa. Eu utilizo no início da fritura, mas conheço amigos que adicionam após preparo do Arroz e do Feijão. Aí vai do gosto de cada um.


Então é isso gente! Assistam o Programa, curtam minha página no Youtube, acionem o sininho para receber atualizações e se quiser adquirir um Tacho para adentrar o mundo Gastronômico, ou mesmo fazer em casa para a Família, é só me chamar pelo WhatsApp (11) 986468696.


Até a Próxima receita!
@rangodoale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *