Das 50 cidades de nosso país com as maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no 9º ano de ensino fundamental, 36 são do Nordeste, conforme dados divulgados no último dia 14 pelo Ministério da Educação. O predomínio é do estado do Ceará, com 20 cidades.
PT e PL juntos

Esses dois partidos estão no mesmo palanque de candidato a prefeito em 85 cidades brasileiras, entre elas, a vizinha Pirapora do Bom Jesus, onde o candidato Gregório (MDB) conta o apoio da Federação formada pelo PT/PC do B/PV, PL, PSD, PSB e Solidariedade. As questões de rivalidades entre os partidos pouco interessam em eleições municipais, principalmente em cidades menores.
É oficial
A Câmara Municipal de São Paulo é a maior Casa Legislativa do país com 55 vereadores, número máximo permitido pela legislação brasileira. Nas eleições de outubro próximo serão 1003 candidatos em busca de uma das cadeiras e entre eles, Zilu Camargo, empresária e ex-mulher do cantor Zezé Di Camargo que concorre pelo União Brasil. Quem também concorre a vereadora na capital, mas à reeleição, é Ely Teruel (MDB), esposa do deputado federal Fábio Teruel, presidente do MDB de Osasco.
Debate
G1 promove às sextas-feiras, às 13h30, com transmissão ao vivo no G1 e YouTube, debates de candidatos às prefeituras de seis cidades da Grande São Paulo. A série teve início na sexta-feira, 23 de agosto com Diadema. No próximo dia 6 será a vez de Osasco. Só participam candidatos a prefeito de partidos, coligações ou federações que contam com 5 ou mais representantes no Congresso Nacional.
Em defesa

Como o partido Novo tem 5 representantes no Congresso Nacional e, entre eles, o deputado federal Ricardo Salles que filiou-se ao partido após 20 de julho, prazo definido pelo TSE, o Dr.Lindoso não foi convidado a participar do debate do portal G1, do Grupo Globo. Somente Emidio de Souza (PT) e Gerson Pessoa (PODE) foram convidados para o debate em 6 de setembro próximo. O atual deputado estadual Emidio de Souza defende a presença de Lindoso no debate, afirmando que a presença dele será bom para a democracia.
Ascensão rápida
Osasco registra um crescimento notável subindo o seu PIB da 16ª posição para a 7ª em menos de uma década. A cidade tem atraído grandes empresas de tecnologia, impulsionando a economia local. Hoje o seu PIB é o primeiro do país entre as cidades que não são capital de estado. E mais, entre os 645 municípios do Estado de São Paulo, o PIB de Osasco é o segundo, atrás apenas da cidade de São Paulo.
Polêmica

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Barueri do último dia 21, o vereador Fabião (MDB) candidato a prefeito, questionou as declarações de bens informadas à justiça eleitoral pelos também candidatos a prefeito de Barueri, Gil Arantes (União) e Beto Piteri (Republicanos) e ironizou: “Barueri deve ser a maior produtora de laranjas”.
A esperança não morreu
Com uma grande população, forte desenvolvimento econômico e sede de grandes empresas, Osasco carece ter uma equipe que a represente entre os maiores clubes do esporte que é paixão nacional, o futebol. Há algum tempo saíram do cenário profissional na cidade o Esporte Clube Osasco (ECO), Osasco Futebol Clube e Grêmio Esportivo Osasco. O Audax que em 2016 empolgou o torcedor de Osasco com a conquista do vice-campeonato paulista, despencou e hoje se encontra na 4ª divisão do futebol paulista. Só uma união de empresários, esportistas e poder público, somando forças junto a dirigentes que amem Osasco, para que tenhamos um time que nos orgulhe.
Liberdade de escolha
Denúncias, ameaças, oportunismo, baixaria, provocações, danos em material de divulgação, desrespeito à legislação eleitoral, entre outros acontecimentos, que infelizmente ocorrem em períodos eleitorais. Em nossa região já tomamos conhecimento de fatos lamentáveis que mancham a maior demonstração de democracia em nosso país, que são as eleições onde podemos com o nosso voto, escolher quem serão nossos representantes no executivo e legislativo.
Pau a pau
Entre as 7 cidades da região Oeste da Grande São Paulo, Osasco e Barueri são as que apresentam a maior disputa por uma cadeira de vereador, ou seja, Osasco tem 407 postulantes e 21 cadeiras a serem ocupadas na Câmara Municipal e Barueri com o mesmo número de cadeiras conta com 396 candidatos.
Justa homenagem
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Barueri da última terça-feira, 27, foi aprovado projeto de lei apresentado pela vereadora Mary Rodrigues (PSDB), nomeando o futuro Parque da Juventude de Barueri como Rubens Furlan Júnior, o Rubinho, falecido no último dia 11, aos 39 anos de idade. “Que este Parque seja um espaço de vida, energia e união, assim como o Rubinho sempre foi para todos que o conheceram”, afirmou a vereadora.

