Banco de Leite Humano de Osasco coletou 94 litros em doação no mês de Abril

Cidades Destaque

Em comemoração ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19/05, e que esse ano tem como tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: doe leite materno”, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde e o Banco de Leite Humano da Maternidade e Hospital Amador Aguiar, realiza uma série de atividades em alusão a data. As ações têm como objetivo estimular a doação de leite humano e promover discussões sobre a importância do aleitamento materno. 

No dia 18/05, as equipes do Banco de Leite Humano da Maternidade Amador Aguiar participam da solenidade cívica de hasteamento de bandeiras do Programa Nossa História da Câmara de Osasco e também vão receber da Mini Miss Osasco e Mini Miss Brasil Glamour 2023, Ester Pellegrini, a doação dos frascos de vidros utilizados para coleta do leite.  

Certificado pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano de Osasco conta com equipes permanentes que são responsáveis por orientar as mamães, fazer a coleta na casa da doadora, processar, armazenar e distribuir o leite humano que será consumido por bebês prematuros ou não. 

Somente no mês de abril, foram coletados 94 litros de doação, em março, foram 73 litros. Cada vidro de leite é capaz de alimentar até 10 bebês da UTI. Depois de pasteurizado, o leite materno tem a duração de 6 meses. “Os últimos dois meses foram bem positivos, mas precisamos manter esses números e dar visibilidade para a campanha de doação de leite humano que é fundamental para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”, destacou a enfermeira do Banco, Luciana Norbiato. 

De acordo com a pediatra/neonatologista Luciana Ferreira Santos Miguel, coordenadora do Banco de Leite Amador Aguiar, o leite materno é o melhor alimento para os bebês. “No caso daqueles que estão internados nas unidades neonatais esse momento de irem para o peito da mãe geralmente é adiado em razão da gravidade do bebê. Porém, o principal estímulo para que a mãe tenha leite é a sucção, então são tomadas diversas ações nos cuidados para que ela continue com a produção de leite mesmo que não esteja amamentando. Esse é direcionado para o consumo do recém-nascido. Mas nem sempre essa mãe consegue produzir e a gente recorre ao Banco de Leites que conta com o leite de doadora externa. Esse leite é pasteurizado, ou seja, passa por um processo para que ele fique seguro para ser distribuído nas unidades neonatais”. 

As mães interessadas em doar leite humano precisam estar amamentando seu pequeno, ter feito todos os exames no pré-natal e passar por uma avaliação médica, ter em casa um congelador ou um freezer para o armazenamento adequado do leite e permitir.  

Para mais informações entre em contato com o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Amador Aguiar de Osasco: 2183-3449.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *