Nascida em Natal (RN), Bárbara Melendez começou sua trajetória cursando Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde nasceu e passou a infância e boa parte de sua juventude.
Além da graduação em Letras e a pós-graduação, lecionou Língua Espanhola na UFRN e, com o passar do tempo, atuou também em outras escolas, quando começou a dividir-se entre o ambiente escolar e a cozinha, outra de suas paixões. Bárbara começou mal no universo gastronômico e ela brinca com tal situação, “Sempre gostei da cozinha, mas no início a cozinha não gostava de mim” e complementa, “eu era péssima, solava todos os bolos e nenhum ficava de pé”. No entanto, com muito treino e com ajuda da internet foi ficando cada vez melhor até que, “um amigo de uma das escolas que eu lecionava, perguntou se eu fazia encomendas e prontamente disse que sim, mas eu não sabia precificar e nem embalar o produto, no entanto, fiz a encomenda do meu amigo, criei com um valor da minha cabeça e, a partir dessa entrega, as encomendas não pararam mais”.
Em 2013, a potiguar resolveu deixar as salas de aula e decidiu dedicar-se com exclusividade a confeitaria; fez diversos cursos, passou alguns perrengues e tomou uma decisão que mudaria muito sua vida. “Eu amo ser potiguar e, apesar de amar minha cidade, em 2018 resolvi mudar para o estado de São Paulo. Mudei para São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sem conhecer ninguém. Só trouxe roupas, livros e minhas panelas”. Comprou um fogão novo e começou do zero. Primeiro mostrou seus doces aos vizinhos; descia em um horário específico a academia e puxava assunto com as vizinhas, anotava os nomes delas e então fazia caixas de degustação para todos. A iniciativa revelou-se acertada. “Seis meses depois eu já não tinha mais agenda. Para reservar um bolo comigo, os clientes tinham que fazer o pedido pelo menos 10 dias antes”.
O sucesso com os doces levou Melendez a dar um novo passo na sua carreira, quando realizou o curso Pâtisserie na Escola Le Cordon Bleu, que julga ser o momento mais difícil da sua carreira na gastronomia. “Mas com muita resiliência, muito estudo e muitas noites sem dormir, consegui me formar e com honras! Fui laureada, melhor aluna do curso de Pâtisserie e carrego esse título com muito carinho”. Em 2021, ainda na escola, começou a ter muitos clientes em São Paulo e precisou dar mais um passo decisivo em sua jornada. “Mudei do interior para a capital. Mudei para a Vila Mariana, aluguei um apartamento de 37m² e comecei tudo novamente”. Na Vila Mariana usou a mesma estratégia de São José dos Campos; construiu relacionamentos, presenteou os vizinhos com kits de degustação e depois de um mês já era conhecida no bairro.
Nesse ínterim, no ano de 2022 e em meio a uma vida corrida e agitada, conheceu aquele que viria a ser o amor da sua vida, “e ele me roubou para Osasco”. Casou-se e, mais uma vez, teve que recomeçar, “afinal, Osasco fica um pouco distante da Vila Mariana”. Dessa vez não levou os seus já tradicionais kits de degustação para os vizinhos porque morava em casa, porém, Bárbara teve uma sacada de mestre, “apostei bastante na internet, me dediquei muito no meu TikTok e meu Instagram, e depois de três meses que eu mudei para Osasco, viralizei no TikTok. Desde então, minha vida tem sido uma loucura. Hoje sou confeiteira e influencer”.
Melendez divide a cozinha com seu marido, o também Chef, Waldyr Avelino, e hoje eles são referência em macarrons. No final dessa história ela brinca, “quem diria que a cozinha iria gostar de mim? A cozinha me deu tudo que tenho: reconhecimento pela minha profissão, um marido excepcional que veio junto com uma família maravilhosa e muitos seguidores, que me acompanham diariamente em minhas redes sociais”. Hoje vive do seu ateliê de doces e dos cursos de confeitaria, fez a cozinha gostar dela e hoje são unha e carne.
lServiços
Para mais informações de atendimentos e encomendas
Instagram: @barbaracmelendez
TikTok: @ba.melendez