Barueri intensifica ações dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Capa Cidades

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria da Mulher, participa entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro da mobilização mundial dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a campanha é ampliada e tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, reforçando que mulheres negras são as mais atingidas pela violência de gênero e devem ser prioridade nas políticas públicas.

Dados da pesquisa nacional do Instituto DataSenado, que entrevistou 21.641 brasileiras, mostram índices alarmantes em 2025:
88% já sofreram violência psicológica;
71% das agressões ocorrem na presença de outras pessoas, muitas delas crianças;
40% dos adultos que testemunham não intervêm;
• As denúncias ao Ligue 180 cresceram 33% neste ano.

Atendimento em Barueri

Em Barueri, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) oferece atendimento especializado e sigiloso, com orientação jurídica, acolhimento psicológico, acompanhamento social e encaminhamentos necessários. O serviço é referência na região para a proteção e autonomia das mulheres.

O CRAM atua integrado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que funciona 24 horas no anexo da Secretaria da Mulher.

Programação dos 21 Dias de Ativismo

25 de novembro – Aulão especial

Às 9h, a Secretaria da Mulher promove um aulão de ritmos em parceria com a Coordenadoria de Esportes e o CRAM, na Avenida Sebastião Davido dos Reis, 756 – Vila Porto. As participantes são convidadas a vestir laranja, cor símbolo da campanha.

26 de novembro – Roda de conversa

Às 10h, a Secretaria da Mulher realiza uma roda de conversa com Letícia Maria Queiroz Martins, abordando empoderamento de mulheres negras, políticas públicas e justiça social. O encontro será no auditório da Secretaria e é aberto ao público.

6 de dezembro – Campanha do Laço Branco

A data marca o maior movimento global de homens pelo fim da violência contra mulheres. Criada em 1989 no Canadá, a campanha incentiva o compromisso de não cometer, não apoiar e não silenciar diante de qualquer agressão.

As ações do Laço Branco serão reforçadas nas redes sociais da Secretaria da Mulher no Instagram.

Em situações de risco ou emergência, as denúncias devem ser feitas pelos canais oficiais: Ligue 180 ou 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *