Novo percurso terá 6 km e deve ser concluído até o fim de outubro; estudos para outras três ligações podem elevar a malha cicloviária da cidade para mais de 33 km
Barueri deve ultrapassar a marca de 25 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas com a conclusão de um novo trecho que ligará o bairro Aldeia a Alphaville. A obra tem 6 quilômetros de extensão e a previsão é de que seja finalizada até o fim de outubro.
Atualmente, o município possui 19.550 metros de ciclovias e ciclofaixas. Com a entrega do novo percurso, a rede chegará a 25.550 metros, ampliando as alternativas de deslocamento para quem utiliza a bicicleta na cidade.
Novo trecho liga Aldeia a Alphaville
A ligação atualmente em execução começa na Ponte Akira Hashimoto, passa pela Via Parque e segue até o Parque Ecológico Tietê-Barueri, na divisa com Santana de Parnaíba.
O novo trecho acrescentará 6 mil metros à estrutura cicloviária existente no município.
A maior parte da rede de Barueri é formada por pistas bidirecionais e faixas exclusivas para bicicletas, identificadas por sinalização e pintura vermelha.
Rede pode ultrapassar 33 quilômetros
Além das obras em andamento, há estudos para implantação de outros 7.500 metros de ciclovias e ciclofaixas, distribuídos em três novos percursos.
Caso os projetos sejam executados, Barueri poderá alcançar 33.050 metros de malha cicloviária, superando a marca de 33 quilômetros.
Um dos projetos prevê 3.700 metros no Corredor Oeste, fazendo a ligação entre a estação de trem da ViaMobilidade, no Centro, e o Complexo Esportivo Amaro Lopes Billafon, no Jardim Silveira.
Outro trecho estudado terá 1.500 metros, entre a Ponte Akira Hashimoto e a nova Avenida Pirarucu, na Aldeia, seguindo até a divisa com Carapicuíba.
A terceira ligação prevista terá 2.300 metros, conectando a Estação Antônio João, na Aldeia, ao Boulevard do Centro, com passagem pelas proximidades da linha férrea.
Barueri já possui quase 20 km de estrutura cicloviária
A atual rede de 19.550 metros está distribuída por diferentes regiões da cidade.
O maior percurso possui 6.700 metros e liga o Parque da Juventude Rubens Furlan Júnior à Estação Antônio João, passando pelo Parque Linear, no Jardim dos Camargos.
Outro trecho, de 4.500 metros, conecta a Estação Antônio João ao Jardim Paulista, passando pelas avenidas Bariloche e Aníbal Correia.
Há ainda ligações entre a Avenida João Batista e a Arena Barueri; Parque Linear, Parque Municipal Dom José e Ginásio José Corrêa; Boulevard do Centro e Praça Saburo Sumiya; além do trecho entre Avenida João Batista e Estação Antônio João.
Com as ampliações, a proposta é aumentar a integração entre bairros, estações de transporte público, parques, equipamentos esportivos e áreas centrais de Barueri.

