Barueri terá palestras sobre a saúde do homem nas UBSs

Cidades Destaque

Não é novidade que os homens dão menos atenção à saúde do que as mulheres. Por isso foi criado o Novembro Azul, que visa promover a conscientização dos homens com relação aos cuidados de saúde preventiva. Uma série de ações neste sentido foram programadas para este mês na cidade. Na sexta-feira (dia 18) aconteceu uma palestra sobre a saúde do homem proferida pelo urologista Gustavo Henrique Carneiro, do Hospital Municipal de Barueri (HMB) Dr. Francisco Moran.

A palestra, com a presença de cerca de 30 pessoas, teve médicos, enfermeiros e técnicos administrativos do hospital. Foram abordadas as doenças mais comuns que acometem os homens, como prostatite, hiperplasia nodular da próstata, hiperplasia prostática benigna, câncer de testículo, disfunção erétil e HPV (Papilomavírus Humano).

O câncer de próstata, por sua vez, apesar de ser uma das doenças que mais atingem os homens, não foi abordado. Isso porque o tema será tratado com exclusividade em outro evento da programação do Novembro Azul, marcado para o dia 29, a ser feito pelo médico urologista Jair Pedralli Júnior, coordenador de urologia do HMB.

Preconceito
Carneiro disse que, apesar de os homens ainda serem mais resistentes às consultas médicas do que as mulheres, tal situação vem se modificando nos últimos tempos. “Percebemos que o preconceito vem diminuindo, que muitos homens acabam conhecendo algum parente ou vizinho com doenças que podiam ser evitadas ou curadas se detectadas no início e acabam procurando o serviço médico”, disse o especialista. “Eles (os homens) conhecem casos de doenças em estágio avançado e dizem não querer passar por isso”, completou Carneiro.

Conforme estudos do Centro de Referência da Saúde do Homem, 60% dos pacientes chegam ao hospital com quadros de doenças avançados. Por isso os esforços da gestão de saúde de Barueri concentram-se nas rodas de conversa e palestras, sempre com o foco na conscientização. Aliás, o slogan desta edição do Novembro Azul é justamente #minha saúde no azul.

Informação acessível
O tecnólogo em saúde Alberto Sales Fiúza dos Santos aprovou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Muita gente não tem conhecimento das doenças, causas e tratamento. Assim, é importante divulgar as informações de modo claro e acessível”, disse Santos. Já a técnica em enfermagem Ana Paula de Oliveira comentou que vai levar as informações aos homens da família, principalmente para seu pai, que tem 72 anos.

Além da palestra sobre câncer de próstata no dia 29 no HMB, confira na tabela abaixo os demais eventos do Novembro Azul, estes programados pela Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além da palestra sobre câncer de próstata no dia 29 no HMB, confira na tabela abaixo os demais eventos do Novembro Azul, estes programados pela Coordenadoria de Ações Básicas em Saúde (Cabs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

UBS Edini Cavalcante Consoli 23/11 10h Palestra e incentivo à realização dos exames preventivos
UBS Benedito de Oliveira Crudo24/1116h Vídeo Educativo sobre saúde do homem 
UBS Hermelino Liberato Filho25/11 10h Palestra sobre saúde do homem, solicitação de exames e consultas
UBS Maria Magdalena Macedo25/11 13h Palestra sobre a Importância de Prevenção e Cuidados na saúde do homem
UBS Pedro Izzo28/11 15h Orientação na sala de espera e entrega de informativo, palestra.
UBS Hélio Berzaghi 28/1116h Roda de Conversa em sala de espera, Tema: Cuidar também é coisa de homem
UBS Pastor José Roberto Rossi  29/11 8hPalestra sobre Câncer de Próstata na Unidade 
Caps Infantojuvenil Mês Inteiro   Entrega de materiais informativos para os homens que estiverem no CAPSIJ e para as esposas, para que possam levar a informação para suas casas.

1 thought on “Barueri terá palestras sobre a saúde do homem nas UBSs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *