Após a suspensão do Campeonato Brasileiro da CBB, por conta da covid-19, a Coruja cumpriu o período de quarentena e nesta semana confirmou presença na Divisão Especial do Paulista. O time disputará pela sexta vez consecutiva um dos campeonatos mais fortes do país. Todos os jogos serão realizados sem a presença de público, seguindo Protocolo elaborado pela UNIFESP e aprovado pelo Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. A volta aos trabalhos conta com o apoio da prefeitura Municipal de Osasco e da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer. “Estamos vivendo um momento completamente diferente e esperamos que tudo isso passe. No período de quarentena, mantivemos um importante diálogo com a Federação Paulista de Basquete e os demais clubes filiados para que tudo fosse feito de forma responsável. Nós estamos respeitando e seguindo os protocolos para minimizar os riscos de contágio, pois nos preocupamos com todos os envolvidos, seja em quadra ou fora dela, e esperamos que seja um bom campeonato”, destacou João Ricardo Lourenço, técnico e diretor do projeto Basket Osasco.
A Coruja retomou os treinamentos no ginásio Geodésico cumprindo rigorosamente todas as orientações do protocolo conjunto elaborado pela Federação Paulista de Basketball, Federação Paulista de Volleyball, Federação Paulista de Futsal e Federação Paulista de Handebol.
O protocolo tem por princípio garantir a segurança dos atletas e das suas famílias, das equipes técnicas, bem como de todos os colaboradores que entrem em contato com os atletas e equipes técnicas, além de contribuir com as autoridades sanitárias para a redução da transmissão do Coronavírus e controle da pandemia.
O ginásio Geodésico passou por um processo de desinfecção seguindo as indicações das autoridades sanitárias e conta com procedimentos adequados de check-in, com termômetro digital de aproximação, tapete de higienização de solado de calçados e recipiente de álcool gel. Além disso, atletas, comissão técnica e colaboradores foram submetidos a testes de covid-19. Todos apresentaram resultados negativos e novas testagens serão realizadas periodicamente.
Apresentação
O secretário de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco, Rodolfo Rodrigues Cara, visitou o elenco da Coruja nesta quinta-feira (3), no ginásio Geodésico, e fez questão de destacar a importância do projeto Basket Osasco para o município. “O Basket Osasco é fundamental para a cidade e a modalidade, em geral, está entre as mais importantes do Brasil e do mundo, e ficamos muito felizes em ter um projeto como esse em nossa cidade, com pessoas competentes. Torço e tenho certeza que chegaremos longe nesse Campeonato Paulista e em projetos futuros também”, afirmou.
Rodolfo ainda reforçou os cuidados que estão sendo tomados para a retomada do esporte com responsabilidade. “A secretaria de Esporte, Recreação e Lazer vem trabalhando bastante em conjunto com a Secretaria de Saúde e outras secretarias da cidade para que a gente consiga retomar o esporte em geral com responsabilidade. Inclusive, estamos transmitindo lives de aulas todos os dias na página da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer pelo Facebook. Esporte salva vidas, é saúde”, concluiu.
O Campeonato
Pelo sistema de disputa do Campeonato Paulista Divisão Especial A1, as equipes estão divididas em duas chaves e jogarão em turno único na fase classificatória. Quatro equipes de cada grupo se classificam para a composição de dois grupos da segunda fase, que terão disputas em quadrangular sediado em turno único e completo. Avançarão as duas primeiras equipes de cada chave, que jogarão a fase final em sistema de cruzamento olímpico. A grande decisão deverá acontecer entre os dias 7 e 10 de novembro.
O Basket Osasco está na Chave B e terá como adversários Corinthians, São Paulo, Paulistano, Pinheiros e São José, sendo a estreia diante do Corinthians no dia 03/10, em Osasco. Já na Chave A estão Sesi Franca, Mogi Basquete, Zopone Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Unifae São João da Boa Vista.
A estreia do Basket Osasco no Campeonato Paulista está marcada para o dia 03/10, contra o Corinthians, em Osasco. Como o ginásio Geodésico estará fechado para os torcedores, a partida terá transmissão ao vivo (assim como todos os jogos), via streaming, pela TV FPB.