O Campeonato Brasileiro de Basquete chegou ao fim com um marco histórico para a equipe do Basket Osasco, em sua primeira participação em um torneio nacional, o time osasquense terminou a competição na terceira colocação. Vencendo 10 dos 13 jogos disputados no torneio.
A campanha da equipe foi memorável desde o início da competição, na primeira fase a Coruja terminou na primeira colocação da conferência Gérson Victalino, ficando à frente de equipes como Botafogo e Flamengo Blumenau, times que voltariam a enfrentar o Osasco na fase mata-mata do torneio.
Após a exemplar campanha na primeira fase, os playoffs chegaram já com uma vantagem para a Coruja, como terminou na primeira colocação, a equipe começou direto nas quartas de final para enfrentar o Londrina. Foram dois jogos de domínio no jogo coletivo a favor de Osasco, duas vitórias e classificação para o Final Four, as semifinais do campeonato.
Na semifinal, um reencontro, o Flamengo Blumenau. A equipe catarinense foi adversária da Coruja na primeira fase, conseguindo uma vitória e uma derrota. Após um jogo bem acirrado, disputado ponto a ponto, o Flamengo conseguiu a vitória por apenas 5 pontos de vantagem no marcador. A equipe osasquense não conseguiu chegar a sonhada final, mas teve a oportunidade de conquistar a terceira colocação.
No último jogo do campeonato, o adversário foi o tradicional Botafogo, outra equipe que também já tinha enfrentado o Osasco na primeira fase do torneio. Assim como o duelo da semifinal, essa partida também foi muito acirrada. As duas equipes tinham como ponto forte o jogo coletivo e um sistema defensivo sólido.
O que pesou a favor do Basket Osasco para que a equipe conseguisse a vitória foi a tarde inspirada de Igor Avelino e de Gustavo Scaglia. O ala-pivô Igor marcou 20 pontos e acertou 6 bolas de três pontos. E o capitão da equipe Scaglia fez um duplo-duplo, marcando 19 pontos e pegando 11 rebotes. A partida terminou em 77 a 72 para Osasco.
Após o fim do confronto, atletas e comissão não esconderam a felicidade de conquistar a honrosa terceira colocação na primeira competição nacional disputada pelo clube. Em depoimento, Igor Avelino falou sobre a importância do desempenho da equipe no Brasileiro.
“Primeiramente eu tenho que agradecer a comissão técnica e aos meus companheiros de equipe. Conseguimos trazer o terceiro lugar de um campeonato que é muito importante e muito grande, com muitas equipes grandes e fortes. Trabalhamos e lutamos muito, mas graças a Deus deu tudo certo e conseguimos trazer essa terceira colocação para Osasco”, disse o ala-pivô.
Quem também se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe foi o treinador João Ricardo Lourenço, que além de ocupar o cargo técnico é um dos idealizadores do projeto e direto do clube.
“Quero agradecer a todos os torcedores do Basket Osasco, ao staff, comissão técnica, ao prefeito Rogério Lins, ao secretário de esportes, Rodrigo Cara, e principalmente aos nossos familiares que nos deram todo o suporte nesta conquista de terceiro lugar. Osasco merece e está tendo um time de basquete a altura. Esse terceiro lugar é para você osasquense e para você que ama o esporte”, foram as palavras do treinador em depoimento.
Rogério Lins recebe o Basket Osasco em seu gabinete
Com o desempenho positivo da Coruja no Brasileiro, o clube foi convidado pelo prefeito da cidade de Osasco, Rogério Lins, para receber uma homenagem em seu gabinete na prefeitura da cidade. No encontro, Rogério parabenizou os atletas e a comissão técnica pelo trabalho e por enaltecer o nome da cidade de Osasco nacionalmente e entregou medalhas da cidade como honraria.
“Hoje é um dia muito especial para a cidade de Osasco, estamos comemorando a terceira posição no Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino. Um time aguerrido e determinado, que lutou fora e dentro de quadra e trouxe um excelente resultado para nossa cidade.
Um destaque nacional não somente na parte de alto rendimento, o projeto também tem feito a diferença em centenas de crianças nos bairros periféricos, incluindo no contraturno escolar. Vamos continuar avançando nessa questão, porque esporte é qualidade de vida e faz diferença na vida de muitas pessoas. Parabéns, Basket Osasco, vocês são orgulho para nossa cidade”