Bolivianos eram mantidos em regime de escravidão no Helena Maria em Osasco

Capa Cidades

fonte: record TV

Um casal que mantinha trabalhadores de origem boliviana em situação análoga à escravidão foi preso pela Polícia Civil de Osasco, nesta segunda-feira (5). Duas vítimas denunciaram os empregadores à polícia.

A ação foi realizada por agentes do 10° DP da cidade. O homem denunciado foi abordado na rua Clemente Caldareli Filho, no bairro Helena Maria, quando saía para levar os dois filhos, de 5 e 9 anos, ao colégio.

O suspeito franqueou a entrada dos agentes na residência, onde foram encontradas máquinas de costura, sacolas de tecidos e embalagens com etiquetas, além de um caderno com anotações da contabilidade.

De acordo com a investigação, o casal trazia os bolivianos com promessas de ganhos altos, mas ao chegarem ao Brasil faziam o contrário. Sem familiares, as vítimas eram submetidas a uma jornada exaustiva de trabalho, totalizando 80 horas semanais, com salários abaixo do mínimo brasileiro.

Os materiais encontrados no imóvel foram apreendidos e foi solicitada perícia ao local. O casal foi preso em flagrante e levado à delegacia. Além disso, o Conselho Tutelar foi acionado para o acolhimento das crianças.

O caso foi registrado como redução a condição análoga à de escravo e localização e apreensão de objeto. O casal foi conduzido à cadeia pública, onde permanecem à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *