Projeto de Lei autoriza doação de área no Jardim Aliança; unidade será construída pelo Governo do Estado
Foto: Ricardo Migliorini / CMO
A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta terça-feira (1º), o Projeto de Lei 91/2025, que autoriza a desafetação e posterior doação de um terreno de 1.277 m² no Jardim Aliança, Zona Norte da cidade, para a construção de uma nova unidade do Corpo de Bombeiros. A proposta foi aprovada em dois turnos durante sessões extraordinárias.
Atualmente, Osasco conta com apenas uma unidade dos Bombeiros, localizada na Avenida Sport Club Corinthians Paulista, na Zona Sul. A distância de mais de seis quilômetros e o tráfego intenso dificultam o atendimento rápido às ocorrências na região Norte do município.
Nova base dos Bombeiros atende antiga demanda da Zona Norte
Segundo o vereador Délbio Teruel (União), líder do governo na Casa, a criação do novo posto é uma reivindicação antiga dos moradores da Zona Norte. “É uma parceria intergovernamental exemplar, que não sobrecarrega os cofres do município e amplia o acesso da população a serviços públicos essenciais”, afirmou.

A obra será executada com recursos do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Casa Civil, que já reservou R$ 2 milhões para o projeto. A implantação da nova base tem como objetivo reduzir o tempo de resposta em situações de emergência e ampliar a segurança da população.