Câmara Técnica de Educação do CIOESTE debate políticas integradas para a primeira infância

Cidades Destaque

Reunião em 5 de novembro destacou a importância do trabalho multissetorial e o modelo de referência de Barueri no cuidado e desenvolvimento infantil.

A Câmara Técnica de Educação do CIOESTE realizou, nesta terça-feira (5 de novembro), mais um encontro voltado ao fortalecimento das políticas públicas para a primeira infância nos municípios que compõem o consórcio.

Coordenada por Marcelo Marques, gerente administrativo do Departamento de Educação de São Roque, a reunião contou com a presença do secretário-executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, da diretora de Programas e Projetos, Brenda Contagessi, e do secretário de Educação de Barueri, Cláudio Piteri, além de representantes das secretarias municipais de Educação da região.

O destaque do encontro foi a apresentação da pedagoga Neusa César, do Centro de Referência pela Primeira Infância de Barueri (CRPI), que compartilhou a experiência do projeto pioneiro inspirado em estudos realizados em Boston e na Universidade de Harvard, além de estar alinhado aos princípios do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016).

O CRPI de Barueri é reconhecido por sua abordagem multissetorial e inovadora, que vai além da sala de aula, proporcionando um olhar integral sobre o desenvolvimento infantil. O espaço promove atividades que estimulam o brincar, a experimentação sensorial e a convivência familiar, envolvendo gestantes, mães, pais e cuidadores.

O centro também realiza vivências brincantes em parceria com UBSs, parques, APAE e CAPS Infantil, reforçando o papel da comunidade na formação das crianças e no fortalecimento dos vínculos afetivos.

De acordo com Marcelo Marques, a iniciativa de Barueri já inspira outras cidades da região, como São Roque, que está implantando um projeto próprio voltado à primeira infância, baseado na metodologia do CRPI.

A reunião também teve a participação do Sebrae Osasco, que apresentou o Programa Jovens Empreendedores — destinado a alunos do ensino fundamental — e anunciou o curso de atendimento à criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), previsto para janeiro.

O encontro reforçou a importância de políticas públicas integradas, da troca de experiências entre municípios e da união de esforços para garantir um futuro melhor para as crianças da região oeste da Grande São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *