Carapicuíba realiza testagem de coronavírus em 40 mil moradores

Capa Cidades

A Prefeitura de Carapicuíba, com a finalidade de tornar mais eficiente a operação de testagem, fechou parceria com o “Dados do Bem”, iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e a Zoox Smart Data, que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus na cidade. Os resultados vão auxiliar à população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

A Secretaria de Saúde de Carapicuíba adquiriu mais de 40 mil testes rápidos e testes RT-PCR para a realização da testagem em massa. “A administração precisa ter responsabilidade e estudar critérios para que os testes em massa cheguem a quem de fato mais precisa. Utilizando inteligência de dados, georreferenciamento e tecnologia, vamos fazer uma distribuição de testes baseada em dados científicos, para que possa chegar a todos que precisam ser testados. E isso vai nos ajudar também a mapear regiões para ações de prevenção, agindo mais rapidamente e salvando vidas”, afirma o prefeito Marcos Neves.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Carapicuíba e iniciativa consiste na cessão gratuita da tecnologia “Dados do Bem” para a cidade, bem como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo.

Como participar

Baixe gratuitamente no seu celular o aplicativo “Dados do Bem”, disponível para Android e iOS. Nele, você preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde.

A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de o usuário estar infectado pelo novo coronavírus. Assim, ele poderá ser encaminhado para o teste rápido ou RT-PCR. É importante ressaltar que não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. 

Quem for encaminhado para participar da testagem em massa, receberá todas as informações pelo aplicativo, tais como: local, data e horário de agendamento do teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *