Com apenas 16 anos, Carmônio Gonçalves Bastos, deixou sua cidade Pilão Arcado, na Bahia e partiu para São Paulo, com o objetivo de estudar e trabalhar. Seus primeiros empregos foram como office boy na Gravadora Continental, na Mooca e na empresa Cascadura, na Leopoldina. Na sequência trabalhou por 9 anos na Colgate e depois no Laboratórios Payot, onde permaneceu por 23 anos. Só de recolhimento ao INSS foram mais de 40 anos.
Em Osasco, o vereador e atual presidente da Câmara chegou em 1984 e com grande participação no esporte, principalmente nos bastidores, Carmônio chegou à presidência da Liga de Futebol Amador de Osasco. Em seis anos como presidente, conseguiu revolucionar o futebol amador, com a ampliação de clubes filiados, campeonatos muito bem participativos e organizados, mas com uma novidade, distribuição de materiais esportivos. Na sua gestão a Seleção de Futebol Amador de Osasco foi campeã estadual.
Com um trabalho diuturno em prol do esporte, o então presidente da LIGA conseguiu junto ao Governo do Estado e com patrocínio na época da Eletropaulo, a iluminação do Estádio Municipal José Liberatti.
Atendendo a inúmeros convites, em razão do seu trabalho no esporte, Carmônio Bastos candidatou-se a vereador em 2016 e com 2.472 votos ficou na primeira suplência de seu partido.
Graças ao sucesso como dirigente esportivo, Carmônio aceitou convite do prefeito Rogério Lins e assumiu como secretário de Esporte, Recreação e Lazer e nesta pasta, com o apoio de funcionários dedicados e do prefeito, as mais diversas modalidades esportivas de Osasco tiveram sucesso e crescimento.
Nas eleições de 2020, colhendo frutos de sua dedicação ao esporte, quer como dirigente da Liga e como secretário de Esporte, Carmônio Bastos foi eleito vereador com 3.266 votos.
Carmônio Presidente
Neste primeiro mandato como vereador, com o apoio de seus pares, foi eleito presidente da Câmara de Osasco para o biênio 2023/2024 e hoje ele comemora, neste primeiro ano à frente do legislativo, a aprovação juntamente com os vereadores da Casa, de quase 90 projetos que se transformaram em leis municipais.
Todos sabem da limitação do prédio atual do legislativo e sob a presidência de Carmônio foi feita uma licitação e as obras da nova Casa de Leis, num terreno de 7.300m² localizado à Avenida Analice Sakatauskas, já se encontra em andamento, com prazo de conclusão de até 2 anos, mas segundo Carmônio as obras serão finalizadas em 14/15meses. Além de comodidade e funcionalidade para os funcionários e melhor acolhimento ao público, a nova sede terá restaurante aos servidores e mais ou menos 130 vagas de estacionamento.
Projetos do Presidente
Destacamos alguns dos projetos cujo autor foi o presidente e que foram aprovados. Segundo Carmônio, o mais importante e que beneficia cerca de 5 mil aposentados e pensionistas de Prefeitura de Osasco no IPMO é o AUXÍLIO MELHOR IDADE, um gol de placa segundo o autor. São R$ 585,00 a R$ 700,00 mensais no cartão.
Um segundo projeto do presidente é o IDOSO ATIVO, que foi incorporado ao programa COMEÇAR da secretaria municipal de Trabalho e com esse programa já foram contratados 60 idosos, inclusive 4 deles pela Câmara, dando qualidade de vida a idosos.
Carmônio preocupado com a evasão escolar, apresentou e foi aprovado o projeto BUSCA ATIVA, com a secretaria de Educação sendo responsável em dar suporte a alunos e seus familiares. Outro projeto do presidente denomina-se o BOLSA TÉCNICO, isto porque já havia na secretaria de Esporte o Bolsa Atleta, mas nada para os técnicos das diversas modalidades.
Carmônio é criativo, sensível com o bem estar da comunidade e foi autor de outros projetos importantes, como o EMPRESA AMIGA DO ESPORTE, retribuindo a empresa que apoiar o esporte, com a publicidade da mesma em quaisquer locais da cidade e finalmente, Carmônio apresentou e conseguiu a aprovação do programa CENSITÁRIO DA INCLUSÃO, com a prefeitura sendo responsável em realizar um cadastro da inclusão no município.