Filhas do compositor receberam as homenagens em nome do pai, falecido em 1983
Fotos: Ricardo Migliorini
Não tem quem não tenha cantado “Índia” ou “Meu Primeiro Amor” no karaokê. Os dois clássicos da MPB foram compostos por José Fortuna, um artista completo, que faria 100 anos este ano. Seus dois maiores sucessos foram gravados pela dupla ícone da música brasileira, Cascatinha e Inhana, na década de 50.
Em homenagem aos 100 anos de José Fortuna, a 109ª Edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (05), contou com a participação das filhas do artista. Iara e Marlene Fortuna. Além das artistas, que conduziram e hastearam a bandeira de Osasco, também participaram da edição o vereador da V Legislatura e ex-presidente da Câmara Municipal de Osasco, Jair Sanches, que conduziu e hasteou a bandeira do Brasil e da presidente da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente, Jacy Malagoli, com a bandeira de São Paulo.
Autor de mais de 40 peças teatrais, autor de mais de 2000 letras de música, José Fortuna se tornou cidadão osaquense quando Jair Sanches foi vereador. Foi de autoria do ex-vereador a honraria concedida ao artista.
“Fiquei muito surpreso e emocionado com que aconteceu hoje. Fui vereador durante oito anos. E dei um único título de cidadão osasquense que foi para José Fortuna. Quando me chamaram para essa homenagem fiquei muito feliz, mas quando cheguei aqui e vi a Iara e Marlene, me emocionei. Pensei que haviam esquecido da honraria e não esqueceram. O Fortuna vinha nos visitar toda semana e ele realmente era uma pessoa iluminada, com uma palavra ele fazia uma linda canção”, recordou Jair Sanches ao contar sobre o tempo em que conviveu com José Fortuna.
As filhas do artista não esconderam a emoção e o reconhecimento de Osasco pela história do pai.
“É um grande prazer estar aqui. Nosso pai amava Osasco, a vida dele está ligada a essa magnifica cidade. Há 42 anos estivemos nessa casa para receber o título de cidadão osasquense. Nós estamos em um país que não preserva sua história, suas raízes e esse Programa nos dá muita esperança. Porque estão cultivando a história de pessoas que fizeram cultura, arte, poesia, e isso é tão raro. A gente precisa cultiva as nossas raízes para que tenhamos bons frutos e flores”, disse, Iara Fortuna.
Visivelmente emocionada, Marlene Fortuna, recordou da época em que acompanhava o pai em Osasco. “Não tenho palavras para expressar a emoção de estar aqui. Eu vinha para Osasco com ele, eu era pequena, o tempo passou e quando ele já estava doente era eu quem o trazia e agora estou aqui para celebrar o ano de seu centenário. A inspiração de José Fortuna foi algo divino, porque ele capturava uma palavra ou um sentimento, e com algo tão simples construía poesia”, disse Marlene
Jair Assaf, que durante 60 anos, atuou na Câmara Municipal também falou sobre José Fortuna e Jair Sanches, amigo de parlamento. E o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio da Locadora, além de comentar sobre a importância das artes e a homenagem à José Fortuna, agradeceu a escolha de Jay Malagoli como homenageada. “Estou feliz por estar aqui nesta homenagem, também para a JAcy. Ela aqui representa todos os protetores dos animais que fazem um trabalho essencial”, afirmou Cláudio da Locadora.
Dia dos Animais
No dia 04 de outubro, comemora-se o Dia dos Animais e é o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Para celebrar o dia, o Programa Nossa História homenageou Jacy Malagoli, presidente da Ação Pró Vida Animal e Meio Ambiente, que agradeceu o convite e reforçou a importância de cuidar dos animais e preservar o meio ambiente. “Quero agradecer a homenagem, Aqui represento as pessoas que ajudam os animais abandonados. É um trabalho difícil, mas recompensador quando conseguimos um lar para o aimal que foi abandonado. Nós fazemos muito, mas precisamos fazer muito mais”, ressaltou Jacy.
Presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Josias da Juco (PSD) agradeceu a todos os homenageados pela contribuição dada a cidade. O parlamentar reforçou a importância de recordar as histórias das pessoas, valorizar as pessoas e a contribuição de cada uma delas.
“Hoje encontrei amigos que vida pública me deu. Gente que me ajudou quando cheguei aqui. E quero agradecer particularmente cada um de vocês pela contribuição”, concluiu Josias da Juco.