Centenas participam do lançamento da Pedra Fundamental da nova Catedral de Santo Antônio em Osasco

Destaque Geral

Cerimônia marca o início oficial da construção da nova igreja matriz da Diocese de Osasco

O dia 24 de agosto de 2025 entrou para a história da Igreja Católica de Osasco com o lançamento da Pedra Fundamental da nova Catedral de Santo Antônio. O evento reuniu centenas de fiéis no terreno onde será construída a futura igreja-mãe da Diocese de Osasco, localizada no bairro Vila Osasco.

Durante a cerimônia, foram depositadas quatro cápsulas do tempo com documentos e registros da Paróquia Santo Antônio. A abertura dessas cápsulas está prevista para daqui a 100 anos, simbolizando um legado de fé para as futuras gerações.

Exorcismo de Santo Antônio gravado na pedra

A Pedra Fundamental, cravada com a oração do Exorcismo de Santo Antônio e a data histórica do evento, representa a consagração simbólica do novo templo. A bênção do terreno e da pedra foi conduzida pelo Padre Vinícius Soares, vigário da Catedral, que destacou a importância espiritual do momento:

“Através deste rito histórico e significativo, a Igreja que aqui será erguida já estará entregue, desde as suas fundações, ao Senhor Deus”.

Presenças ilustres e assinatura da ata

A solenidade contou com a presença do Bispo Dom João Bosco, além de diversos padres, diáconos, autoridades civis, políticos, arquitetos e engenheiros envolvidos no projeto.

Assinaram a ata de deposição da Pedra Fundamental representantes da Igreja, da construtora Vigent, da comunidade católica e da equipe técnica. Após a assinatura, Dom João Bosco aspergiu a pedra e o terreno com água benta.

A emoção marcou o evento. Fiéis como a professora Camila Peniche, moradora do Jardim Veloso, relataram a importância de participar do momento:

“Passou um filme na minha cabeça. É uma honra fazer parte dessa história”.

Procissão Jubilar e celebrações pelos 95 anos da Paróquia Santo Antônio

Após a cerimônia, os presentes participaram de uma Procissão Jubilar até a Igreja Provisória, onde foi celebrada a Santa Missa do Jubileu pelos 95 anos da Paróquia Santo Antônio. O dia festivo foi encerrado com uma feijoada beneficente que reuniu mais de 900 pessoas, e um show com a banda Alphasamba no Espaço Catedral.

O Monsenhor Claudemir, pároco da Catedral e responsável pelo projeto da nova igreja, percorreu os espaços da festa e agradeceu a presença de todos:

“Acredito que nunca mais na minha existência viverei um momento histórico como esse. Sou grato a Deus por essa oportunidade”.

Sobre a nova Catedral de Osasco

A futura Catedral de Santo Antônio será um marco arquitetônico e espiritual para a Diocese de Osasco, consolidando a tradição religiosa da região e acolhendo a comunidade católica com um espaço moderno, amplo e simbólico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *