Cidades se preparam para vacinação contra o Influenza

A expectativa de vacinação no Estado de São Paulo é imunizar 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas contra o vírus Influenza.
As ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação em todo o Estado, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais. A campanha ocorrerá em duas etapas, de acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Governo Federal para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Osasco
A Secretaria de Saúde de Osasco estima imunizar cerca de 175 mil pessoas. A vacinação vai acontecer em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBSs).
O público alvo são crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); profissionais da saúde, professores, idosos, população privada de liberdade (detentos e adolescentes em medidas sócio-educativas), profissionais do sistema prisional, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas.
Inicialmente, até o dia 19, serão vacinadas apenas crianças, gestantes e puérperas, conforme determinação do Ministério da Saúde. Nesse período também será realizada a atualização da Caderneta de Vacinação deste grupo, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir do dia 22, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os demais grupos. Esta é a 21° Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza do Governo Federal e o término da campanha está previsto em 31 de maio.

Barueri
Este ano o Ministério da Saúde antecipou a data em 15 dias. A vacina imuniza contra os vírus influenza A, B e C – os três tipos identificados no País.
Em Barueri a vacina será disponibilizada nas 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante seus horários de funcionamento de segunda a sexta-feira. Na ocasião também serão atualizadas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, portanto, é necessário levar a caderneta.
No dia 4 de maio (sábado) está previsto o Dia D de mobilização nacional. Em Barueri, abrirão todas as UBSs, além de postos volantes.
Em 2018, o município imunizou 52.381 pessoas contra o vírus influenza, atingindo 99,71% da cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Este ano a meta é vacinar 56.549 pessoas pertencentes ao público-alvo.

Carapicuíba
O objetivo é imunizar 90% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde, contra três variações do vírus (inclusive o H1N1).
Em Carapicuíba, todas as unidades de saúde básica (UBS e USF) – exceto a USF Vila Dirce – estarão realizando a vacinação. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O munícipe deve levar o cartão SUS, carteira de vacinação e cartão do pré-natal, para as mulheres grávidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here