CMDCA de Osasco realiza Seminário com evolução e recuos dos direitos da Criança e do Adolescente, em 31 anos do ECA

Capa Cidades

Com o objetivo de trazer reflexões, linha histórica e condução para as demandas emergenciais e centrais na garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, o CMDCA de Osasco realizou nesta terça, 13 de julho, o Seminário: 31 Anos do ECA – Fortalecer as políticas públicas que garantem direitos.

Os especialistas trouxeram avanços históricos, recuos gerados pelo ano da pandemia e as atuais prioridades. A relevância na escuta direta às necessidades das crianças e adolescentes, trazendo oportunidades participativas em OSCs e de outros órgãos foi um ponto trazido.

Entender esse público como prioridade e percebê-lo como a solução do presente e do futuro foi um conceito em destaque, considerando a linha histórica sobre esses cidadãos.

Outro ponto que mereceu atenção foi a importância de nutrição alimentar e afetiva, na primeira infância (de zero a seis anos), como base para a construção de valores e do desenvolvimento que reverbera na construção do cidadão por toda a vida.

Por fim, foram enfatizados resultados a partir do uso da educação complementar com conhecimentos nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e competências socioemocionais como um recurso imprescindível e atualizado no combate ao trabalho infantil e na evasão escolar.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco (CMDCA) trouxe ainda um alerta sobre o abuso e exploração sexual e a violência contra as crianças e os adolescentes com números ampliados na pandemia. “Assim, entendemos que se tornou uma necessidade emergencial a criação de uma campanha de conscientização, prevenção, identificação e entendimento sobre como lidar com possíveis casos de violência e ainda sobre maneiras adequadas de denúncias. Materiais educativos ja foram desenvolvidos para aplicação em casa e na escola, principalmente”, destaca o presidente do CMDCA, Pedro Paulo.

O presidente do CMDCA aproveitou o Seminário para anunciar breve audiência pública do lançamento do Diagnóstico da Criança e do Adolescente do município de Osasco, um instrumento inédito elaborado no município, ao longo dos dez últimos meses e ainda convidou a todos para uma mesa mensal de debates sobre temas pertinentes dos direitos da criança e do adolescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *