Coleta seletiva é tema de encontro de síndicos com a Prefeitura de Osasco

Capa Cidades

O “bate-papo” promovido pela Secretaria de Serviços e Obras teve como objetivo apresentar um balanço do projeto, e ouvir críticas e sugestões dos condomínios.

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Osasco promoveu um encontro com síndicos dos condomínios participantes e outros interessados no projeto de coleta seletiva municipal. Realizado pela Secretaria de Serviços e Obras (SSO) sob a coordenação da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), o bate-papo aconteceu nas dependências do NEA – Núcleo de Educação Ambiental do Parque da FITO, no Jd. Das Flores. Dentre outros, a atividade contou com a presença de condomínios como o Lorian Boulevard, Eldorado, Innova 1 e 2, Tapajós, Resort EcoVida, Smart Altino, Essenza, Guimarães Rosa A e B, Aquarela Brasileira, Adalgisa, Altino Clube, Village Califórnia, Quest, Sargento Nascimento e Canadá Residence.

Também estiveram presentes a Casaviva Cultural e Ambiental, entidade de defesa do meio ambiente; e representantes da direção e a equipe de educação ambiental da EcoOsasco, concessionária dos serviços de limpeza pública municipal. Segundo a DIGRES, a coleta seletiva em condomínios tem sido a principal estratégia para ampliar e melhorar a coleta seletiva na cidade, ao lado dos Ecopontos e PEV’s (Ponto de Entrega Voluntária).

O evento também marcou o início das entregas dos Certificados de Destinação de Resíduos Recicláveis aos condomínios, documento que comprova a quantidade de materiais separados por seus moradores e encaminhados às cooperativas por meio da EcoOsasco.

Para o secretário adjunto SSO, Persival Santi, o Certificado é a prova do compromisso do condomínio com a responsabilidade ambiental. “O engajamento do condomínio com a coleta seletiva revela a responsabilidade social e ambiental da direção do condomínio e dos seus moradores. Felizmente, temos recebido todo o apoio necessário do prefeito Rogério Lins para esse projeto, o que contribui para nossos avanços”, pontuou Santi.

Oscar Buturi, arquiteto e Diretor Geral de Gestão de Resíduos, reforçou a importância do encontro. “Desde o início temos procurado estabelecer uma parceria com os síndicos e os condomínios. A melhoria do serviço e o compromisso com os resultados é desejo e responsabilidade de todos. Esses bate-papos fortalecem nossos vínculos e ajudam a melhorar nosso atendimento”, comentou Buturi.

Para Brenda Vido, síndica do Residencial Smart Altino, a iniciativa da prefeitura é inspiradora. “Agradeço pelo convite da prefeitura, muito bem representada pela equipe da DIGRES e todos os demais profissionais envolvidos. É inspirador ver o engajamento e receber orientações tão importantes deste departamento, que faz um trabalho de forma tão zelosa com os condomínios e com Osasco”, finalizou Vido.

De acordo com a SSO, o projeto completará dois anos no próximo mês de julho e já é responsável por mais de 60% no aumento da coleta de materiais recicláveis. Atualmente, o serviço está disponível para mais de 33 mil moradores de 21 condomínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *