Fonte: Rede Globo
Algumas cidades da Grande São Paulo sentiram uma pequena melhora nos números da pandemia com o isolamento social devido ao feriado prolongado e a Páscoa já pensam em flexibilizar as regras de distanciamento e na reabertura do comércio.
Apesar das ruas vazias, a cidade de Osasco teve bastante movimento no Hospital Regional, que atende pacientes com Covid-19, com grande fila de pessoas buscando atendimento e ambulâncias chegando ao mesmo tempo.
A cidade foi uma das 21 na Grande São Paulo que adotou medidas mais restritivas, com a antecipação dos feriados. Comércio, os serviços e as indústrias fecharam por cinco dias. Mesmo assim, a rede municipal está com 90% dos leitos de uti ocupados.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, do Podemos, é presidente do Cioeste, o consórcio de onze prefeituras da região oeste da região metropolitana. Ele disse que houve estabilização dos números da Covid na região depois das medidas adotadas.
“Osasco faz parte de um consórcio de 11 cidades com mais de 2 milhões de habitantes, o Cioeste. Após antecipação dos feriados, é possível perceber uma redução, tanto no número de novos casos confirmados de Covid, quanto no número de novas internações. Nesse momento, há também uma estabilidade no número de novos óbitos diários e o pico de 2021, que está sendo agora, em março, graças a Deus não ultrapassou o número de óbitos do pico de 2020, que aconteceu em maio”, disse Lins