Terezinha Maria dos Santos é conhecida em Osasco como Professora Tereza, politizada, nascida e criada no Jardim Santa Rita, onde mora até hoje, concorre à vereadora pelo PSB, agremiação partidária em que é presidente do Diretório Municipal de Osasco há 14 anos, uma das poucas mulheres a presidir uma agremiação política.
Nas eleições de 2018, Professora Tereza concorreu à deputada federal e, em 2020, com quase 2 mil votos, ficou na primeira suplência de vereadora do PSB. Agora nas eleições municipais de 6 de outubro próximo, ela tentará ocupar uma cadeira na Câmara de Osasco. Tereza é professora da Escola Estadual José Edson Martins Gomes, no Jardim Elvira, zona norte de Osasco, sendo até escolhida como paraninfa do 3º ano do Ensino Médio.
Professora Tereza começou o envolvimento com a política ligada ao grupo do ex-vereador professor Mario Luiz Guide, secretário estadual do PSB e diretor da Fundação Nacional João Mangabeira. Tereza faz parte da Associação dos Amigos do Jardim Santa Rita.
Nas eleições de 2020, em plena pandemia da Covid 19, a sua candidatura foi prejudicada, pois ela respeitou o período não fazendo visitas, nem promovendo aglomerações, apenas aprendendo a se comunicar à distância e até mesmo não fazendo aquilo que é proibido, mas sabemos que acontece, a conhecida boca de urna.
O PSB é um dos poucos partidos políticos que promove cursos de formação política, e neste aspecto, Professora Tereza como candidata não é aventureira, ela tem propostas, sabe o que é melhor para o cidadão de Osasco. Sua principal bandeira é a educação, a base de tudo, porque ninguém começa uma casa pelo teto. Investir na educação influencia até na saúde, na segurança e no bem-estar das pessoas.
Para a Professora Tereza caso eleita, uma luta que vai encarar é com relação às creches, não só para novas unidades, mas com relação também que as crianças ficam na creche em período integral até 3 anos, 11 meses e 29 dias. Depois desse período vão às EMEI onde frequentam de 4 a 5 anos, 11 meses e 29 dias, mas com um detalhe, só permanecem na nelas por 4 horas. “Estou colhendo assinaturas e abaixo assinados para que elas mudem o funcionamento para período integral, beneficiando milhares de mães”, comentou a professora.
Outra bandeira da professora é para o acolhimento na chegada de quem precisa às unidades de saúde, inclusive com especialidades. “Estive no Espírito Santo e vi que por lá a saúde funciona bem, então porque não copiar as boas ideias”. Tenho ainda como bandeira se eleita for, dedicar-me no apoio aos pequenos empreendedores. Também sou preocupada com a falta de atrativos nos bairros às crianças, precisamos de centros de vivências e outros, pois sabemos que a rua oferece a elas tudo o que não presta.
Há mais de 20 anos a professora Tereza faz parte da AME – Associação de Mulheres pela Educação, onde já foi presidente e é coordenadora pedagógica, um trabalho voluntário na formação em serviços. “Nossos jovens precisam de oportunidades e a educação é o único caminho”, concluiu a candidata.
O lançamento da campanha da professora Tereza em 24 de agosto passado, reuniu centenas de pessoas, a grande maioria politizada e participantes dos cursos de formação política do PSB. Professora Tereza se apresenta como uma alternativa à cidade de Osasco no legislativo.