Quando vejo uma árvore lembro de suas raízes, apesar de não vê-las sabemos que é a base dos frutos e das folhas, e é ali que tudo começa.
Já parou para pensar que nossa vida não é diferente? Nossos frutos são os comportamentos, a raiz nossos pensamentos e as ervas daninhas são os nós que precisamos desatar, para assim construirmos uma vida mais plena.
Alguns anos atrás, passei a ter mais consciência de quais realmente eram as ervas daninhas que permeiam a vida das mulheres. A busca pela perfeição, necessidade de se encaixar em um padrão social antiquado, gerando sobrecarga, ansiedade e busca de aprovação, e agora na quarentena se evidenciou ainda mais.
Como lidar então com a autocobrança e ansiedade?
Você é a Líder de sua vida, apesar do que aprendeu sobre seus papéis, não buscar ser heroína, analisar e respeitar sua individualidade é muito importante. Se algo não está bom, repense o que é preciso mudar e busque apoio para os primeiros passos.
A Autocobrança está associada ao sentimento de culpa, por não cumprir deveres ligados a uma determinada crença. Por exemplo se você precisa cuidar da família, da casa e trabalhar, irá se desdobrar para agradar a todos, e caso algo saia fora do que esperava, irá se punir criticando a si mesma ou extrapolando seus limites.
Na tentativa em dar conta de tudo, a ansiedade e o medo de decepcionar te dominam, gerando cada vez mais desgaste, pressão emocional, baixa autoestima e a falta de cuidado consigo mesma.
Mas como mudar? Por onde começar?
Uma saída é o posicionamento sobre Limites. Saber se posicionar é compreender que em um mundo onde mudanças gigantescas acontecem o tempo todo, rever o seu papel como mulher é preciso.
Para gerar essa mudança na sua vida, deixo algumas sugestões:
Construa uma família colaborativa e não centralizada na mulher;
Divida e delegue tarefas a todos, não queira abraçar o mundo, afinal não é possível;
Até onde você pode ir? Importante Definir seu limite para não se sobrecarregar;
Que tal Reservar na agenda um tempo para seu autocuidado? Sua autoestima agradece;
Aprenda a dizer não, sem culpa.
Somos fortes e disso ninguém duvida, mas em alguns momentos a bandeira branca cai muito bem.
Mudanças são necessárias para que encontre sua identidade e honre a si mesma.
Coragem sempre Mulher!