Por – Simone de Carvalho – jornalista e conselheira municipal dos direitos das mulheres de Osasco
No último dia 01° de março o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Osasco (CMDMO) coordenou em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade grande encontro de Mulheres para falar sobre a Rede de Enfrentamento de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
O evento fez parte do calendário das atividades em comemoração pelo 62°aniversário da Emancipação Política-administrativa de Osasco.
Na chegada do Simpósio as convidadas foram recebidas com um delicado café da manhã e com uma mesa de recepção para credenciamento, tempo para networking e fotos.
Na abertura do evento discursou a Presidente do Conselho – Carol Cerqueira que agradeceu em nome de todas as conselheiras a presença da sociedade civil e dos representantes do Poder Público. E ressaltou a importância desta conexão entre os 2 segmentos na proteção de meninas e mulheres: “É muito importante que o Poder Público tenha contato com a Sociedade Civil para informar dos seus serviços, de onde as mulheres podem buscar ajuda e este é o nosso papel enquanto conselheiras: ajudar as mulheres a saberem que elas não estão sozinhas e que existe rede de proteção!”

Falou também na abertura a Secretária Executiva da Mulher e Diversidade – Débora Lapas que ao remontar a história de vida de sua avó, partilhou que a mesma disse que na época dela as mulheres não tinham tantos direitos e é por isso que hoje mais do que nunca é importante termos políticas para mulheres e ressaltou: “Quero que saibam que podem contar conosco da Secretaria da Mulher e Diversidade! Lutemos juntas pelas nossas meninas e mulheres!”

A abertura do evento terminou com a Fala da Secretária Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Deisi Ventura: “Precisamos lutar por todas nós mulheres, mas não podemos esquecer de que as mulheres negras, indígenas e imigrantes sofrem muito mais com a violência doméstica e a dificuldade no acesso dos serviços de proteção e promoção das mulheres!”
O Simpósio contou com a apresentação dos serviços do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência-Márcia Ribeiro que neste ano ainda trouxe a conquista do CRMVV Zona Norte que ajuda na acessibilidade das mulheres da região ao acesso do serviço público.
A Guarda Civil Municipal através da Guarda Civil Classe Distinta Amanda apresentou a Guardiã Maria da Penha e o Prodamu – Programa de Defesa da Mulher que atende às mulheres em situação de violência doméstica e que possuem Medidas Protetivas.
A Assistente social Luciana Ribeiro, coordenadora da Câmara Técnica de Gênero do Cioeste apresentou um panorama sobre os avanços das políticas regionais para Mulheres no Eixo Cioeste que contemplam 12 cidades da região. Apresentação esta cheia de Ativismo e militância que rememorou as grandes líderes de Osasco nas políticas de mulheres: Joana Darc Lara e a sempre vereadora Sônia Rainho lembrou que tudo começou com os movimentos sociais de mulheres antes mesmo da criação do Cioeste que só veio fortalecer as pautas.
Entre perguntas, palmas e risos o Conselho da Mulher trouxe um case de sucesso no uso da Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres na superação do Ciclo da Violência (ciclo da violência: tensão – agressão – lua de mel e tudo se repete).

A jovem Keila contou sua experiência ao assistir uma palestra onde, como estudante de Direito, representando a OAB teve o 1° gatilho com o tema de Direitos e Violência contra as mulheres e percebeu estar em uma relação abusiva, procurou o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência-Márcia Ribeiro e começou a ser instruída pela equipe de como se emancipar, pois além de estudar e depender financeiramente daquela relação, tinha 3 filhos para proteger e criar.
Se capacitou na área da beleza e hoje tem uma escola na área onde também trabalha o combate à violência contra as mulheres e faz trabalhos voluntários em comunidades.
Na sequência de falas técnicas e qualificadas discursou o Defensor Público Dr. Diego que atende às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Dr Diego com entendimento da importância da justiça restaurativa e o direito sistêmico fez questão de informar: “O olhar da Defensoria é para o Direito e para o humano. Cada caso é um caso, entretanto é importante nos dias de hoje buscarmos a conciliação sem deixar de resguardar os direitos das mulheres e possíveis crianças envolvidas nos casos.”
O 1° painel terminou com a apresentação da Secretaria da Saúde – Casa da Mulher – Dra. Sandra Dircinha, pós-doc responsável pelos médicos residentes. E a Secretaria da Igualdade Racial falando do serviço desenvolvido para imigrantes e refugiados via Centro de Referência de Direitos Humanos, equipamento da Secretaria.
O Simpósio foi dividido em 2 painéis. O 1° com a temática de Direitos e combate à violência contra as mulheres e o segundo painel com a temática da autonomia da mulher.
No segundo painel a Secretaria de Trabalho Emprego e Renda teve sua fala através da sra Solange que informou o trabalho de capacitação e empregabilidade da secretaria. Destacou também o Programa Osasco Integra que tem como um dos focos as Mulheres em situação de violência doméstica como prioridade para capacitações e entrevistas de emprego.
E a última fala foi da Praça da Cidadania através da senhora Verônica que falou da importância do trabalho do Estado e Município em prol da população e colocou a Praça da Cidadania à disposição para parcerias.
O evento fechou com a apresentação da 2° maior influencer de Osasco – Gaby Ferreira mais conhecida como @eudivagaby.
Como Mulher negra e periférica Gaby Ferreira chamou as mulheres ao protagonismo de suas vidas e afirmou: “Nasce uma mulher, nasce 1500 responsabilidades!”
Como psicóloga organizacional, analista comportamental e coach de mulheres Gaby Ferreira se colocou a disposição para ajudar as mulheres a se colocarem no foco de suas vidas para alcançarem seus sonhos sejam eles profissionais ou pessoais, convidou as presentes para participarem do Workshop “Reaje Mulher!” no dia 26 de
maio.
Gaby Ferreira aplicou dinâmicas que fizeram o público levantar e participar. E finalizou o evento com um recado para todas as mulheres presentes: “Se você não desistir o extraordinário é logo ali!”
“Que este simpósio seja o início de muitos outros e que cada conversa e cada decisão tomada aqui nos leve a um futuro onde os direitos das mulheres sejam inquestionáveis e respeitados”. Diz Carol Cerqueira
Quem quiser participar do conselho da mulher entre em contato pelo Instagram:
@conselhodamulherosasco
Em caso de violência doméstica Disque 180 para receber orientações para atendimento, encaminhamento para acompanhamento psico-social na sua cidade.
Em caso de violência doméstica e familiar acontecendo no momento, não tem conversa, ligue 190 – Polícia Militar ou 153 – Guarda Civil Municipal.


Pela conversão e proteção das mulheres, as quais, se receberam o Santo Batismo e foram colocadas sob a Santíssima Trindade, não podem usar calças e nem trabalhar fora de casa. Maria Santíssima jamais teria esses comportamentos.