Levantamento realizado pela Editora Três e pela Austin Rating avaliou o desempenho de 5.565 municípios (divididos por porte) nos Indicadores: Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais
A Revista Isto É acaba de publicar o anuário ‘As Melhores Cidades do Brasil’, realizado em parceria entre a Editora Três e a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico nos 5.565 municípios brasileiros emancipados até 2013. Foram analisados indicadores municipais do ano de 2021, além dos últimos dez anos. Cotia aparece entre as 50 melhores cidades na classificação geral nacional, na categoria ‘Cidade de Porte Grande’.
O estudo analisou quatro grupos de indicadores (Fiscais, Econômicos, Sociais e Digitais), além de 16 subgrupos (Capacidade de arrecadação, Capacidade de Pagamento, Execução do orçamento, Aplicação na saúde e educação, Capacidade de pagamento, Padrão de vida, Mercado de trabalho, Comércio exterior, Atenção ao jovem, Responsabilidade social, Habitação, Qualidade de vida, Desenvolvimento humano, Saúde, Mobilidade digital e Acesso digital ao conhecimento).
Cotia ficou com a 46ª colocação na Classificação Geral Nacional ‘Cidade de Porte Grande’. Na avaliação dos ‘Indicadores Econômicos’ o município aparece com a 31ª melhor pontuação no ranking ‘Geral Nacional’. No subgrupo econômico ‘Padrão de Vida’, Cotia desponta como a 20ª melhor cidade. Já no subgrupo ‘Execução do orçamento’, que integra os ‘Indicadores Fiscais’, Cotia ocupa a 37ª posição no ranking das cidades de Porte Grande.
“Recebemos estes resultados com muita alegria, pois mostram que Cotia está no caminho certo. Por outro lado, o resultado nos pontua onde precisamos melhorar ainda mais. Seguimos trabalhando muito e investindo na qualidade de vida, na segurança e no bem-estar da nossa população”, disse o prefeito Rogério Franco. “Cotia se desponta nos indicadores econômicos: foi uma grata surpresa o desempenho com a 31ª colocação no ranking nacional e a 20ª posição no sub indicador Padrão de Vida”, destacou.
As informações do anuário foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.
Classificação Geral Nacional – Cidade de Porte Grande: 46ª colocação
Indicadores Fiscais:
· Cidade de Porte Grande Geral: 49ª colocação
· Execução do Orçamento (Porte Grande): 37ª colocação
· Execução do Orçamento Geral Nacional: 46ª colocação
· Capacidade de Pagamento (Porte Grande): 49ª colocação
Indicadores Econômicos:
· Classificação Geral Nacional: 33ª colocação
· Cidade de Porte Grande Geral: 31ª colocação
· Padrão de Vida Geral Nacional): 35ª colocação
· Padrão de Vida Porte Grande: 20ª colocação
Em Indicadores Sociais:
· Responsabilidade Social Porte Grande: 41ª colocação
· Desenvolvimento Humano: 50ª colocação
Fonte: Anuário Melhores Cidades do Brasil (Ed. Três e Austin Rating)
O Correio Paulista precisa enviar um jornalista qualificado, até Cotia, para conferir as informações divulgadas. Por certo constataram enormes incorreções! As informações oficiais não são fidedignas!