Creches municipais de Osasco utilizarão fantoches no aprendizado de mais de 6 mil crianças

A organização da sociedade civil (OSC) Grupo Primavera, em parceria com a Uber e a Secretaria Municipal de Educação de Osasco, realiza nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, a capacitação de 60 coordenadores de 30 creches municipais no Projeto Teatro de Fantoches. A iniciativa beneficiará mais de 6 mil crianças.

Os educadores aprenderão a utilizar corretamente os bonecos em sala de aula para que transmitam aos alunos os conteúdos pedagógicos previstos para cada série, de forma lúdica e dinâmica. O tema proposto pelo projeto este ano é segurança no trânsito.

Segundo Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera, o Projeto Teatro de Fantoches representa a valorização da infância, usando o lúdico no processo de aprendizagem e os bonecos como importante instrumento na prática pedagógica, alimentando o imaginário de muitas crianças. “Isso torna o aprendizado mais leve, espontâneo, podendo ser usado como diversão e jogo, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades de linguística, coordenação motora, raciocínio lógico, entre outras”, observa.

A Uber, parceira do Grupo Primavera desde dezembro de 2017, decidiu patrocinar o Projeto Teatro de Fantoches para trabalhar, por meio do teatro, “mensagens de empoderamento e conscientização das meninas sobre o papel que elas podem desempenhar no mundo, inspirando-as a sonhar alto e dar ferramentas para que sejam capazes de defender suas escolhas e, quem sabe, seguirem uma carreira na área de tecnologia”.

Conforme Fábio Plein, gerente geral da empresa para São Paulo, esta ação integra uma iniciativa do Uber Move, plataforma de Impacto Social da empresa, e do Uber Meninas, um programa idealizado pela Uber e pela plataforma educativa de liderança Força Meninas, que está desenvolvendo a metodologia que será aplicada pelos educadores. “A parceria com o Grupo Primavera é superimportante na construção das nossas plataformas de impacto social e de inclusão da mulher”, ressalta Plein.

Além de Osasco, a equipe ligada ao Projeto Teatro de Fantoches do Grupo Primavera capacitou, este ano, 65 educadores em Campinas e 120 em Santos. O projeto é realizado por meio do Programa de Apoio à Cultura (Pronac), implementado pela Lei Rouanet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here