Crimes caíram 58,6% em Barueri, aponta SSP

De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), os crimes caíram 58,6% no mês de maio em Barueri. Se à primeira vista a diminuição pode parecer fruto da menor circulação de pessoas durante a quarentena, uma análise mais profunda mostra que a ação da Guarda Civil Municipal foi decisiva para manter a cidade segura num cenário mais desértico.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve redução de 69% nos furtos de veículos, queda de 68,3% nos casos de roubos em geral, recuo de 50,8% nas ocorrências de furtos em geral, diminuição de 50% nos roubos de veículos e retração de 42,8% nos roubos de carga. Os homicídios dolosos permaneceram zerados ante a três registros em maio de 2019.

A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, Regina Mesquita, explica que a queda nos índices criminais resulta de ações preventivas da Guarda Municipal como policiamento ostensivo e operações em áreas de incidência de ocorrências.

“É uma redução criminal expressiva e se engana quem atribui esse resultado apenas ao isolamento social. Na comparação de maio com abril, que também foi um mês com quarentena, houve diminuição em todos os tipos de delitos e uma queda geral de cerca de 25%”, informa Regina.

A Guarda de Barueri também atuou intensamente nestes meses na fiscalização do fechamento do comércio e na orientação da população sobre o coronavírus. “Os agentes de segurança se desdobraram, mas sem descuidar do combate à criminalidade. Ruas mais vazias podem trazer a sensação de insegurança e serem propícias para a ação de marginais, por isso a Guarda tem que estar presente em todos os bairros”, ressalta a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here