Criminoso volta ao local do crime

Colunistas Sem Mordaça

No último dia 18 de setembro, um marginal furtou o hidrômetro da Sabesp na sede do jornal Correio Paulista e de outras empresas na região. A companhia de água recolocou os hidrômetros e na ocasião boletim de ocorrência eletrônico o jornal providenciou. Mas, após 15 dias, na madrugada do sábado, 4 de outubro, o bandido voltou ao local do crime anterior e mais uma vez, furtou o relógio de água da Sabesp instalado não só no jornal, mas de outros vizinhos.

SOS polícias civil, militar e guarda municipal
Nas noites, Osasco está à mercê dos bandidos que agem com tranquilidade. São meliantes furtando hidrômetros, grades de alumínio e afins, e nada da gloriosa polícia militar ou até mesmo a guarda municipal, apanhar os gatunos em flagrante. E tem mais, o setor de fiscalização da prefeitura precisa agir com rigor junto às empresas que comercializam reciclaveis, afinal, o bandido furta porque há o comprador. Detalhe à polícia militar, polícia civil e guarda municipal, a área do município de Osasco é muito pequena, e portanto, fácil de localizar compradores de furtos.

Paulada no contribuinte

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), enviou projeto à Câmara Municipal que prevê aumento do IPTU para 2026 de até 10% para residências e 15% para imóveis comerciais. Caso seja aprovado, o reajuste supera a inflação acumulado em 12 meses (5,13%)

Brasil patina
Em reciclagem do óleo vegetal, enquanto ela avança na américa latina. Hoje o nosso país depende quase que exclusivamente de campanhas realizadas por empresas privadas, que estão preparadas para a coleta. O que está faltando na população é a conscientização e para isso, os governos federal, estaduais e municipais poderiam promover campanhas como acontece, por exemplo, com a dengue, vacinação, etc.

Surpresa!
Nas eleições gerais programadas para 2026, além dos prováveis candidatos a deputado estadual Emidio de Souza, Rogério Lins e Rogério Santos, Osasco poderá ter uma representante feminina concorrendo a deputada federal.

A tradição e o amanhã

Seguindo o exemplo do sucesso até internacional do Mercado Municipal de São Paulo, mesmo em outra proporção, daria orgulho ao osasquense não uma simples reforma, mas a restauração, modernização e ampliação do nosso Mercado Municipal, inaugurado em 1953, antes mesmo da emancipação de Osasco que ocorreu em 1962. E tem mais, desde já é preciso inibir, impedir a ação de flanelinhas que atuam nas proximidades.

Crise de natalidade
Nosso país tem uma taxa de fecundidade alinhada à média de nações ricas. A taxa de 1,57 filho por mulher (IBGE/2023) está abaixo do nível de reposição populacional (2,1), sendo isso, a principal causa do rápido envelhecimento da população brasileira, um desafio que a maioria dos países ricos já enfrenta.

Derrota do governo

Na última quarta-feira, a Câmara dos Deputados derrubou a Medida Provisória 1303 do governo, editada como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A MP teria que ser aprovada até a quarta-feira, 8, para continuar valendo. Foram 251 votos para a derrubada e 193 para a aprovação. Os deputados Fábio Teruel (MDB) e Renata Abreu (PODEMOS) votaram não e Ribamar Silva (PSD) disse sim para a derrubada.

Ludomania
Queda na última quarta-feira, da MP que previa o aumento de impostos sobre apostas online mantém o mercado das “bets” em alta, e, junto com ele, o número de pessoas que perdem o controle sobre o jogo. De acordo com estimativas do Senado, até 2,7 mihões de brasileiros já convivem com a ludomania, transtorno reconhecido pela OMS que provoca perda de controle, endividamento e sofrimento familiar. E esse número só tende a aumentar, infelizmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *